Mindfulness:

Uma resposta eficaz à ansiedade

O alarme do celular toca. Levantamos da cama cansados e sonolentos. Tivemos uma péssima noite de descanso - a insônia nos visitou. Nossa mente é invadida por um turbilhão de pensamentos. Sem percebermos, vamos elencando as possibilidades do que poderá acontecer na apresentação em público, que faremos logo mais, no ambiente de trabalho. Pensamos na possibilidade de na hora H "dar branco", gaguejarmos e darmos vexame, ou mesmo, falarmos de maneira errada, e as pessoas nos ironizarem, depreciarem e criticarem.

 

Nesse momento, se parássemos para observar as nossas sensações corporais, talvez perceberíamos sinais de sudorese excessiva, mãos geladas, taquicardia, falta de ar ou respiração ofegante, dores nos ombros, alguma sensação na boca do estomago, pressão no peito, tensão na garganta. O corpo estaria nos dando sinais da aproximação de uma velha conhecida: a ansiedade.

 

A ansiedade é a reação que experimentamos perante algumas situações do nosso cotidiano, como medo de falar em público, vésperas de provas, reuniões importantes, eventos, viagens de avião, resultados de exames de saúde, tomada de decisões importantes, entrevistas de emprego, etc. Este estado de ansiedade às vezes é passageiro, outras vezes, pode ser um padrão de comportamento que se repete para algumas pessoas, podendo transformar-se em um transtorno de ansiedade ou crise de pânico. 

 

 A prática de Mindfulness pode ajudar-nos a regular a ativação fisiológica e mental que ocorre nas situações de ansiedade. Ela contribui para estarmos presentes, atentos, no momento desta ativação. Podemos perceber o que acontece conosco, naquele momento, a nível de sensações corporais, emoções e pensamentos, sem sermos arrastados por eles. Aprendemos saber parar e discernir, desacelerar o ritmo quando preciso, e desligarmos o "piloto automático". Praticamos a aceitação, a gentileza perante nós mesmos, ao invés de julgamentos e autocríticas exageradas.

 

 Mindfulness nos convida a vivermos o momento presente, nos desvencilhando, assim, da angústia que o passado, por vezes, carrega, e da ansiedade que o futuro nos traz. Praticando o desapego, deixando ir embora as emoções e os pensamentos indesejados, e reconhecendo, sobretudo, que um pensamento é somente um pensamento, não uma verdade ou realidade absoluta.

 

 

 

 

 

•    Cursos  •    Treinamentos •    Workshops  •    Palestras


Informações e inscrições:
Av. Ten. Urias Emigidio Nogueira de Barros, 415

 Vila Nova Itapetininga - Itapetininga - SP.  

selenesacadura@hotmail.com ou pelo WhatsApp
(19) 99959-1601. Espero você. Venha se cuidar! 
Grande abraço e um mês pleno de paz, alegria e sem síndrome!

Selene Sacadura

Veja o perfil >

Síndrome da Mulher Maravilha

O alarme do celular toca. Levantamos da cama cansados e sonolentos. Tivemos uma péssima noite de descanso - a insônia nos visitou. Nossa mente é invadida por um turbilhão de pensamentos. 

Viva melhor!

As férias escolares chegaram ao fim, o Carnaval acabou, e aos poucos a vida volta à sua rotina diária, e com ela, o tão conhecido corre-corre. Desta forma, voltamos a agir de forma automática.

Please reload

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing