Aparelho nos dentes

não é coisa de criança

Sabe aqueles dias em que só se viam crianças e adolescentes com aparelhos fixos e removíveis nos dentes, pois é, isto agora e coisa do passado. Hoje em dia, nos consultórios, a procura por tratamento pelos adultos e pessoas de melhor idade é cada dia maior. Todos querem se beneficiar de um sorriso mais harmônico e natural.

 

O tratamento ortodôntico consiste basicamente em movimentar os dentes e bases ósseas por meio de aparelhos fixos e removíveis. E seus benefícios vão muito além da saúde da boca, podemos citar alguns:

Melhora na autoestima: um sorriso harmônico gera uma sensação de bem-estar e com isto, uma melhora significativa na autoestima. Este benefício psicológico auxilia na melhora da vida pessoal e profissional de cada um.

Melhor higiene oral: dentes desalinhados dificultam e muito a rotina diária das pessoas. Sendo necessário que a pessoa realize a escovação de forma individualizada em cada dente desalinhado o que é difícil e demorado. Desta forma, estes são dentes com maior número de problemas gengivais (tártaro e perdas ósseas não são incomuns) e podem ser perdidos precocemente.

Prevenção de dores de cabeça: sabe aquela dorzinha chata e que sempre volta? Ela mesma, pode ser causada por um problema oral. Dentes desalinhados podem levar a uma disfunção na articulação da face (ATM) levando a dores de cabeça, enxaqueca, estalido e até uma sensação de cansaço no rosto.

Prevenção de dores no corpo: a pessoa que tem um encaixe incorreto dos dentes tende a mudar a posição da cabeça o que afeta diretamente toda a postura. Interfere nas costas, joelhos e até nos pés podendo causar dores no corpo.

Prevenção de problemas gástricos: a mastigação é fundamental no processo digestivo. É por ela que tudo começa. Se o alimento não for bem triturado, então todo o processo digestivo vai ser prejudicado. Interferindo inclusive na absorção dos nutrientes pelo nosso corpo.

Estética Facial: a estética faial depende de muitos fatores sendo que um sorriso amplo e simétrico ajuda e muito. O sorriso é um ponto central quando olhamos para as pessoas.

Em certos casos existe uma melhora inclusive na dicção e na respiração. Porém, somente um profissional habilitado pode indicar a necessidade do uso de aparelhos fixos e removíveis para cada caso.
A ortodontia vai muito além da saúde oral, ela gera benefícios para o corpo todo e quase todos podem aproveitar deste benefício!

Dr. Alessandro Coelho
Especialista e Mestre em Endodontia
Dra. Milena Lisso Coelho
Especialista em Ortodontia e 
Ortopedia Funcional dos Maxilares

15 3272.1275

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing