Dobro pozhalovat' brazil'tsam!
(Bem-vindos brasileiros!)

A Copa do Mundo será na Rússia e começa no próximo dia 14. No campo, 32 equipes disputarão o maior título do futebol mundial. Para muita gente será a oportunidade de conhecer o maior país do mundo. Mas para evitar surpresas e aproveitar bastante a viagem, confira essas dicas de William Caprino, da Carpe Diem Personal Travel:
Comunicação
São Petersburgo é uma cidade mais cosmopolita por estar mais perto da Europa Ocidental, por lá você encontrará muitos estrangeiros, por isso, é bem tranquilo se comunicar em inglês. Porém, em Moscou, é mais difícil a comunicação.
Frases ensaiadas em russo quebram o galho. Para pedir uma cerveja, por exemplo, diga “Adín pivo pajalsta” (essa última palavra quer dizer “por favor” e se escreve “pozhaluysta”).
Comida
Precisamos começar pelo mais importante: você tem que experimentar o strogonoff na terra onde ele foi inventado. Não é exatamente a mesma receita que se popularizou no Brasil, mas é gostoso demais!
Há o blini é um tipo de crepe, uma massa fininha que vem dobrada com recheio no meio. Os recheios podem incluir caviar e outros ingredientes que não usaríamos no Brasil, mas quem quiser ficar no básico queijo-e-presunto também encontra essa opção.
Outro destaque é o kvass, uma bebida fermentada bem popular na Rússia e na Ucrânia – é considerada refrigerante nesses países, porque o teor alcoólico é bem baixinho (inferior a 1%).
Melhores destinos
As cidades que mais agradam os turistas são: São Petersburgo e Moscou. O Brasil vai jogar nos dois locais, ainda na primeira fase. Claro que há muitas outras cidades interessantes – o país é enorme –, mas nenhuma viagem à Rússia seria completa sem conhecer essas cidades.
São Petesburgo é a segunda maior cidade russa (depois de Moscou) e considerada o centro cultural do país. Tem como principal destaque o Palácio de Inverno, construído em estilo rococó entre 1754 e 1762 como residência de inverno dos czares russos e suas famílias. Ao lado, o Hermitage é um dos maiores museus de arte ocidental do mundo, com um acervo de mais de três milhões de peças.
Moscou é uma cidade com 900 anos de história. É lá que se concentram os principais pontos turísticos, pois Moscou é o centro político, histórico, econômico e científico do país.
Comece seu tour pela Praça Vermelha, palco da Revolução Russa e dos desfiles militares durante a era soviética. Lá também fica a Catedral de São Basílio, a famosa “igreja colorida” vista em cartões postais russos.
O Teatro Bolshoi, sede da tradicional e prestigiada Companhia de Balé Bolshoi, é, sem dúvida, passagem obrigatória. Há dois circos tradicionais na cidade, o Nikulin Moscow Circus e o Great Moscow State Circus, para quem prefere se concentrar nos espetáculos.


(15) 99105-9973