Caros leitores, esse mês comemoramos o dia das crianças, e esse artigo nos traz uma reflexão sobre essa época tão bonita de nossas vidas, carregada de aprendizados e descobertas, da construção do nosso caráter e personalidade.

Com o decorrer dos anos, aumento das responsabilidades, compromissos, regras e a ‘vida adulta’, acabamos deixando algumas dessas características esquecidas lá na nossa infância. E talvez nem percebemos, mas eles nos fazem muita falta em nossos dias e que tal resgatarmos algumas delas?

  • CURIOSIDADE: essa é umas das principais características para ocorrer uma mudança ou um novo aprendizado em nossas vidas. Quando criança, não tínhamos a necessidade de saber tudo e isso abria espaço para muitas perguntas e questionamentos. Mas de repente viramos adulto e parece que somos obrigados a saber tudo. As perguntas nos abrem um mundo de possibilidades, além de nos colocar no papel de eterno aprendiz.

  • ESPONTANEIDADE: criança é sempre sincera e fala aquilo que pensa, livre de julgamentos e ideias pré-concebidas. Nos tornamos adultos e presos em diversos dogmas e julgamentos. Deixamos de brincar, começamos a fazer coisas que nem gostamos e deixamos de ser fiel as nossas emoções.

  • MENTE LIVRE E ABERTA: quando pequenos, nossas mentes estão livres e abertas para o novo. Geralmente experimentamos tudo, exceto aquelas comidas estranhas que nossas mães teimam em dizer que são saudáveis. Eca! Mas no geral ser criança é ser livre, pouca ou nenhuma preocupação na cabeça, geralmente livre de pré-julgamentos o que faz com que tenham um aprendizado muito mais acelerado, aumentando também sua capacidade de percepção.

  • CAPACIDADE DE SONHAR: criança sonha, olha para o céu e imagina que as nuvens são de algodão, visualizam até carneirinhos, castelos, dinossauros e florestas. Sonham que são príncipes e princesas, criam histórias fantásticas e o principal acreditam que tudo é real. Enxergam o invisível e ainda criam coisas que não existem. Quando adulto passamos a agir guiado pela lógica e razão das coisas, deixamos de sonhar.

  • NÃO SE CANSA DA VIDA: As crianças brincam, pulam, possuem energia de sobra para todo o dia. Elas não se cansam de viver. Fazem as coisas com prazer, depositam toda a sua energia e atenção no que estão fazendo. Imergem no momento presente e nem sentem o tempo passar. Aproveitam cada segundo como se fosse o primeiro e ao mesmo tempo o último. Quando adultos passamos a maior parte de nosso tempo no passado ou nos preocupando com o futuro.

 

Existem muitas outras características em ser criança, listei algumas que considero importantes. E quero propor a você querido leitor que faça uma reflexão sobre qual ou quais características estão adormecidas em sua mente e coração. Com certeza ainda estão lá:

 

  • Qual é o sonho que você precisa acreditar e transformar em realidade?

  • Do que sua mente precisa se esvaziar para dar lugar ao novo?

  • Ultimamente o que você tem fingido ser para agradar aos outros?

  • Que pergunta você precisa fazer para si mesmo para sair da sua zona de conforto?

  • O que você precisa resgatar na sua vida para deixá-la mais empolgante?

Desejo um Feliz dia das Crianças e que essas reflexões lhe ajudem a despertar a sua criança interior.

Desperte sua criança interior

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing