Café Filosófico no Colégio COC

Café Filosófico,  pelo Professor José Roberto Rodrigues
No dia 21 de novembro, o Colégio COC Itapetininga promoveu a segunda edição de seu "Café Filosófico", evento que abordou temas recorrentes à atualidade como valorização da vida, prevenção às drogas e suicídio, diversidade e inclusão social.
A atividade foi mediada pelos professores da escola, José Roberto Rodrigues e Bruno Matsumoto, e contou com a presença de alunos, professores e funcionários da instituição.
O evento contou ainda com as participações da terapeuta ocupacional Carolina Zaguetto, das psicólogas Nádia Terra e Adriana de Oliveira e do coach Bruno Ferrari.
O Colégio COC Itapetininga reafirma, desta forma, seu compromisso com o debate franco de ideias, assegurando a pluralidade de pensamento no ambiente escolar.

Café Filosófico  pelo Professor Bruno Ferrari


Os alunos do Colégio COC experienciaram o II Café Filosófico, evento idealizado pelo Coordenador Prof. Diógenes Paiva, pelos professores Bruno F. Matsumoto e José Roberto Rodrigues, e pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Os temas eleitos para o debate foram “Drogas, Sexualidade e Suicídio”, situações condizentes aos desafios contemporâneos da juventude. O evento contou com a participação de profissionais de extrema importância da área social e de saúde da nossa cidade, entre eles estravam presentes: Bruno Ferrari, Presidente Fundador do Grupo Evolução, Carolina Zagueto, Terapeuta Ocupacional, e Cássia Matarazzo, psicóloga.


Por meio da mediação dos Professores Bruno e José Roberto, os profissionais convidados puderam expor suas reflexões e apontamentos acerca dos temas, propondo um olhar para além do senso comum sobre problemas tão caros para os nossos jovens, que encontram sobretudo no espaço escolar a possibilidade de reflexão para sanarem suas dúvidas e inquietudes sobre um universo de grande complexidade, mas que se torna mais fácil de ser pensado quando a escola abre espaço para o diálogo e a argumentação.


O Café Filosófico foi um grande sucesso, os alunos por meio da orientação dos profissionais demonstraram grande autonomia na elaboração dos seus posicionamentos, e como verdadeiros protagonistas participaram integralmente do evento escutando, aprendendo e propondo soluções para as questões apresentadas. A noite significou um verdadeiro exercício de cidadania, a reflexão filosófica cumpriu o seu papel milenar de desanuviar aquilo que muitas vezes não podemos compreender. Essa é a característica predominante do Colégio COC, um espaço de formação acadêmica e, ao mesmo tempo inclusivo, e comprometido com a formação ética e humana dos alunos. Que venha o próximo!"

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus