Artes marciais é um conjunto de disciplinas de combate, ou seja, conjunto de técnicas de luta individuais. Originadas no Oriente e que aos poucos ganharam popularidade em todo o mundo devido a disciplina de auto-confiança e também por proporcionar bem-estar físico.
A prática de artes marciais ajuda no equilíbrio emocional e permite alcançar disciplina e desenvolver reflexos. Como forma de exercício físico, elas potencializam o desenvolvimento equilibrado de todas as partes do corpo, a flexibilidade das articulações, a postura correta da coluna vertebral, o controle da respiração, o relaxamento e fortalecimento dos músculos. 


São um eficaz processo de formação moral e impulsionam a capacidade física e mental, ajudando a obter domínio próprio, coragem, honra, lealdade, modéstia e bondade. Nos dias de hoje as artes marciais são praticadas como esporte de massas e também no contexto da alta competição, como é o caso do judô e caratê. Em muitos casos, as artes marciais não contemplam o uso de armas ou acessórios. No entanto, o kendo e o kobudo, por exemplo, são praticados com armas brancas.


Em Itapetininga tem a filial da Associação Korea Taekwondo e artes marciais, que nasceu na cidade de São Paulo em 1981, pelo Professor Cláudio Ribeiro Silva e que foi transferida para a cidade de Itapetininga em 1987, com o nome de ASIAM. Localiza-se na Avenida Tenente Urias, 415, Itapetininga – SP

 

O símbolo ASIAM

O símbolo ASIAM, reflete os caminhos da vida, onde devemos passar por todas as etapas e mesmo assim, não estaremos plenamente completos. O símbolo contém etapas, como início, meio e fim, onde aprendemos a aceitar nossas capacidades e limitações, tendo uma maior compreensão do mundo.
Como indivíduos, desenvolvemos potencialidades e caminhamos para uma integração, maior com nosso semelhante, interagindo de forma positiva e construtiva, aprendendo para poder ensinar ensinando para se conscientizar.
Assim, interagimos de forma mais flexível com o mundo a nossa volta, através da tolerância, paciência, amizade, justiça e compreensão, expandindo nosso universo individual de encontro aos nossos semelhantes.
Somos o centro quando nos interiorizamos e somos humanidade quando nos expandimos perante nossos semelhantes.
O símbolo representa também a continuidade dos movimentos do Aikido, onde há necessidade de equilíbrio, concentração e determinação para sua execução.
Os cursos ministrados pela academia são: Taekwondo, Aikido, Tai Chi Chuam, Kickboxing e Boxe.
(website: www.asiam.com.br)
Em 18 de novembro de 2018, a Asiam e o Grupo Taiko Wadaiko Itapetininga realizaram o evento conjunto, II Hamadang ASIAM BUDO 30 anos Itapetininga.

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing