Colégio COC debate a prevenção ao suicídio juvenil

O Projeto “Falar é Bom” de Prevenção ao Suicídio Juvenil é da Secretaria de Promoção Social e Coordenadoria da Mulher, DERITA, Secretaria Municipal de Saúde (CAPS IJ) e parceria com voluntários da área de Psicologia e Direito.
Foi idealizado e criado em maio de 2017, tendo sua primeira ação desenvolvida em setembro de 2017 em um encontro com alunos do IFSP. No ano de 2017, fez encontros com mais 500 pessoas, entre adolescentes, pais e profissionais da área, um número expressivo diante do período desenvolvido.


Tendo em vista que nos últimos anos os índices de suicídio na adolescência vêm crescendo significativamente, além de outros problemas como isolamento e autoflagelação, o que exige uma preocupação intersetorial da municipalidade e atenção de toda a sociedade.
 O trabalho de orientação com os adolescentes, pais, professores, orientadores sociais e outros profissionais que desenvolvem atividades com o público-alvo, é desenvolvido através de técnicos da área de Psicologia e Direito, sendo de extrema importância, considerando tratar-se de um assunto intersetorial e que necessita de atenção.
As atividades são desenvolvidas em escolas públicas e particulares, em parceria com o Movimento Jovem, Fundação Casa, Projetos Assistenciais e locais que solicitarem o apoio do projeto no que tange à conscientização.


Especificamente na escola COC realizamos um debate com professores e pais de adolescentes sobre “Adolescência, Bullying e Cyberbullying e Suicídio Juvenil”, como também participamos de “Café Filosófico com os adolescentes”, tratando de temas pertinentes à existência juvenil.
Aproveitamos para agradecer o espaço do Colégio COC, bem como da Revista Top da Cidade e esclarecemos que as manifestações de sofrimento psicológico precisam ser identificadas, entendidas e acolhidas. É preciso estarmos atentos aos sinais que os meninos e as meninas apresentam e proporcionarmos mais espaço para o diálogo. 
Maiores informações sobre o Projeto através do Facebook ou junto à Secretaria de Promoção Social ou aos CAPS do município.


Contato CAPS Infanto-Juvenil à Rua Manoel Mena Ladeira, 166, Centro. Telefone: (15) 3273-4227. 
Reforçamos a importância de pais, educadores e sociedade unirem-se para a prevenção do suicídio juvenil!  Todos juntos nessa luta! 
Cássia Matarazzo- psicóloga judiciária e suicidóloga

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing