Segurança em Cirurgia Plástica

Ainda é comum as pessoas se esquecerem de que segurança e cirurgia plástica precisam caminhar juntas. Trata-se de uma relação muito importante que influencia no pré e no pós-operatório.
Ao decidir realizar uma cirurgia plástica, pesquise o histórico do cirurgião, consulte seu cadastro junto a SBCP e se ele realiza procedimentos apenas em hospitais.
O Cirurgião Plástico é um profissional que deve ter todas as qualificações e recursos necessários para oferecer a você o resultado que você busca. Conhecê-lo e confiar em seu trabalho é um importante componente para o sucesso do procedimento cirúrgico escolhido.
A sua parceria com o cirurgião não acaba quando termina a cirurgia. A relação deve continuar, mesmo porque, os resultados da maioria dos procedimentos não são permanentes, podem ocorrer mudanças com o passar do tempo. Por isto as visitas regulares de seguimento da cirurgia são tão importantes.
Em algumas cirurgias plásticas, são utilizadas próteses para reestruturar partes do corpo. O bom resultado obtido com a colocação do implante está diretamente relacionado à qualidade do produto. Por uma questão de segurança, o correto é utilizar próteses que sejam aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O sucesso e a segurança das cirurgias plásticas dependem muito da sinceridade do paciente durante a consulta, quando o cirurgião plástico questiona sobre as condições de saúde, expectativas e estilo de vida.
Cada pessoa é única e essa singularidade é respeitada pelo especialista, que leva em consideração, inclusive, variáveis como envelhecimento e outros fatores no planejamento da cirurgia plástica.
A preparação para efetuá-la é tão importante quanto as outras etapas e influencia diretamente na recuperação.
Antes de agendar a data do procedimento, o paciente deve questionar o médico sobre tudo o que envolve o procedimento. Em contrapartida, o cirurgião plástico tem o compromisso de avaliar o motivo pelo qual o paciente quer fazer a cirurgia e entender quais são as expectativas quanto ao resultado.
As consultas pós-operatórias são muito importantes enquanto o corpo se restabelece. Servem para prevenir complicações, prever e solucionar possíveis adversidades. O não comparecimento às consultas após a cirurgia pode comprometer os bons resultados do procedimento.
A genética, a rotina de vida, a idade, os fatores emocionais e outras questões intrínsecas ao ser humano são condições que também influenciam no restabelecimento do paciente que se submete à cirurgia plástica.

