DIETAS DA MODA?

por ana paula rios

Vamos aproveitar o tema deste mês para falarmos de moda na nutrição... as “dietas da moda”. Você já fez ou ouviu falar? Provavelmente, se não fez, conhece alguém que tenha feito.
A todo momento surge uma proposta diferente, mas todas elas com o mesmo apelo: fazer o milagre que tantas pessoas, infelizmente, ainda acreditam acontecer.
Estamos vivendo em um mundo cada vez mais agitado e que nos cobra dinamismo. Incorporamos essa “agitação” em nossa vida pessoal também. Nos cobramos cada vez mais por resultados perfeitos, em pouco tempo e sem esforço.
Você deve estar pensando: ah! Mas funcionou.... eu consegui emagrecer tantos quilos em um mês ou minha amiga é outra pessoa depois de ter feito aquela dieta da blogueira fitness...
Mas muita calma aí: você já se perguntou o motivo pelo qual todos os dias surgem novos “métodos infalíveis para emagrecer”, “dietas seca-barriga”, “jejuns de todos os tipos imagináveis”, comparações de antes e depois, com padrões de corpos fora da realidade? 
As mídias sociais trouxeram essas questões em um ritmo alucinante, fazendo com que a cada momento alguém apareça com a solução para toda a questão corporal.
Devemos primeiramente pensar que toda dieta restritiva fará eliminar números na balança em pouco tempo e que depois, tudo será recuperado ou que você eliminará massa gorda (gordura corporal) mas também massa muscular (que no futuro acarretará sérios danos à saúde) ou que uma dieta geral vai produzir em casa pessoa um resultado diferente e criar a possibilidade de abertura de porta para algumas patologias ou que pode criar uma certa confusão na questão hormonal...
E então, qual seria a diferença entre fazer essas dietas e procurar pelo auxílio de um nutricionista? A resposta é simples e objetiva: o nutricionista não trabalha com dietas e sim com planos e processos de reeducação alimentar. Desta forma, você consegue alcançar os resultados que busca de forma definitiva e não apenas por um momento.
Definitivamente, posso afirmar que existem alguns pontos em que a moda não é bem-vinda. Deixemos isso para o que realmente importa, não com a saúde. 
Cuidar da saúde nunca sai de moda!


Av. Domingos José Vieira, 764,

Centro - Itapetininga/SP

 

3271-2568 | 98126-2745

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus