Doenças da vesícula biliar

A vesícula biliar, órgão auxiliar da digestão, localizado aderido ao lobo direito do fígado, pode ser origem de algumas patologias que em muitos casos só tem solução através de cirurgia. 
Sua retirada, denominada COLECISTECTOMIA, pode ser feita por cirurgia aberta ou através de pequenos orifícios, denominada técnica por laparoscopia.

 

A patologia mais comum da vesícula é a Litíase, ou seja, o acúmulo de cálculos em seu interior, ocasionando dor ao portador desta doença, principalmente após alimentação com alimentos gordurosos. Apesar desta ser a apresentação típica, podemos ter até 50% de pacientes com cálculos assintomáticos ou com sintomas inespecíficos (“gastrite”). Tem incidência aumentada com idade, sendo mais comum após os 40 anos. Outros fatores de risco são: sexo feminino, gestação anterior, obesidade, histórico familiar e diabetes mellitus.

 

Sempre que possível o tratamento de escolha é a cirurgia de retirada da vesícula. A decisão pelo momento de se realizar o procedimento deve ser do cirurgião em acordo com anestesista ou cardiologista, dependendo das condições clínicas do paciente. Sempre que possível não se deve adiar pois sabe-se que a incidência de complicações e risco de óbito relacionado ao procedimento cirúrgico é 5 vezes maior quando a cirurgia é realizada em caráter de urgência.
Os casos urgenciais mais comuns são em decorrência de obstrução da vesícula (colecistite aguda), obstrução de via biliar (icterícia obstrutiva) e acometimento pancreático por migração de cálculos (pancreatite aguda). Nestas situações deve-se internar o paciente e a programação de cirurgia deve ser antecipada.

 

Outra doença comum, achada em quase 5% dos ultrassons, são os pólipos de vesícula biliar. Em sua maioria são benignos e formados por colesterolose. Pode-se ter adenomas (tumores benignos) e adenocarcinomas (tumores malignos) na vesícula, e a distinção destes é baseada no tamanho dos pólipos e seu padrão de crescimento. Seu tratamento é através de cirurgia.
Assim sendo, em caso de dores em andar superior direito de seu abdome ou em caso de náuseas, mal-estar e dores após refeições, procure seu médico e o mesmo certamente fará uma investigação à busca de tais diagnósticos.

Educação

Nada mais é que um processo de socialização que visa uma melhor integração do indivíduo na sociedade ou no seu próprio grupo, porem é preciso praticar isso todo dia, pois é o tipo da receita mais mutante que há.

Comer bem: Sentir-se Bem

​Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Leia sobre esse asunto

Please reload

Dr. Murilo Gattass Ayub 

Clínica Médica e
Cirurgia Geral, Videolaparoscopia

Rua Prof. Virgílio Silveira, 385 - Jd. Itália, Itapetininga/SP

(15) 3271-1277 / 3537-2658

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus