Fisioterapia Pélvica

É uma área da fisioterapia especializada no tratamento e prevenção de disfunções dos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP) ou da região do períneo. Esses músculos desempenham diversas funções como:
• Sustentação dos órgãos pélvicos como bexiga, reto (intestino), útero (elas), próstata (eles), mantendo-os em sua posição anatômica;
• Manter a continência; colaborando para o funcionamento esperado da micção (urina) e fezes;
• Manter uma boa atividade sexual.
As disfunções podem acometer homens e mulheres nas diversas fases da vida. Situações como obesidade, alterações hormonais, enfraquecimento dos MAP, maus hábitos e cirurgias locais. Podendo levar a incontinência urinária/fecal ou prolapsos (bexiga caída), entre outros.
Segundo a Sociedade Internacional de Continência (ICS), a fisioterapia pélvica é reconhecida como tratamento de primeira linha, pois é um método não invasivo, baixo risco, indolor, mínimo efeito colateral e não impede a realização dos outros métodos.
O papel do fisioterapeuta pélvico é ensinar o paciente a readquirir a função adequada do períneo, melhorar a consciência e conhecimento corporal, prevenir/orientar sobre os maus hábitos urinários, potencializar a força muscular dos MAP. Esses exercícios de fortalecimento (Exercícios de Kegel) podem até atuar como alívio de dores em casos de Dor Pélvica Crônica (DPC). A fisioterapia vislumbra dar qualidade de vida às pessoas que sofrem os males acometidos pelas disfunções do MAP.

Dra. Denise Moraes Leite
Fisioterapeuta
15 3527-3005 | 15 99827-0821