Conselhos para quem 
sofre
DE HIPERTENSÃO

Ter hipertensão é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão pode se elevar por vários motivos e ataca os vasos, coração, rins e cérebro. No coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado e o primeiro passo é procurar ajuda de um médico cardiologista.

 

Um dos principais passos para o tratamento é a mudança de hábitos alimentar e aqui estão algumas dicas:

 

1- Coma mais alimentos naturais, evite alimentos industrializados e reduza a ingestão de sal
Se o sangue contém excesso de sal, os rins retêm mais e eliminam menos água. O aumento do volume sanguíneo leva a um aumento da tensão arterial. Consequentemente, a tensão arterial aumenta. Se tal ocorrer de forma permanente, o doente pode desenvolver tensão arterial elevada. Evite Enlatados (molhos de tomate, azeitonas, picles, salsicha), embutidos (lingüiça, mortadela, salame, presunto, calabresa; Temperos prontos como caldo de carne, galinha por exemplo.

 

2- Leia o rótulo
Evite alimentos industrializados contendo sódio: bicarbonato de sódio, fosfato de sódio, glutamato monossódico, hidróxido de sódio, sulfato de sódio, propionato de sódio, ciclamato de sódio e sacarina sódica; evite também alimentos dietéticos em excesso.

3- Evite alimentos estimulantes
Evite café, chá preto, chá mate, guaraná natural, refrigerantes.

4- Dicas para cozinhar com pouco sal
Adicione apenas um pouco de sal à água para cozinhar arroz, massas e batatas. Cozinhar ao vapor, em folhas de alumínio e na grelha ajuda a preservar o sabor dos alimentos  
Escolha alimentos ricos em potássio e fibras: Dietas ricas em potássio e fibra ajuda na redução moderada da tensão arterial. O potássio provoca um aumento da eliminação de água que provoca um relaxamento dos vasos sanguíneos e reduz a tensão arterial. Alimentos ricos em potássio são: creais integrais, batatas, legumes tais como espinafres, brócolos, alface-de-cordeiro e cogumelos, nozes, frutas secas, banana e peixe.

 

É importante evitar as calorias "vazias" já que estas promovem a obesidade. São elas: bebidas e alimentos açucarados e o álcool. Além disso, é importante manter o peso adequado e uma prática de exercícios regular.

Segue uma receitinha para substituir sal:

Receitas de sal de ervas marinho
• 10g de alecrim* 
• 25g de manjericão* 
• 15g de orégano* 
• 10g de salsinha* 
• 100g de sal marinho
*Quantidades relativas ao peso das embalagens da erva seca disponíveis no mercado.
Bater os ingredientes no liquidificador. Guardar em pote de vidro bem fechado. Usar no lugar do sal comum.

Isabela Rodrigues
Nutricionista
15 99786.6212
Rua Cel Fernando Prestes, 487

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus