e o Palhaço Espoleta

JOSÉ PEDRO 
CORNELIO

José Pedro Cornelio, 54 anos, presidente da Organização Não Governamental (ONG) Instituto Apoio Brasil (IAB), foi homenageado pela Câmara de Itapetininga no último dia 24. O motivo são os serviços solidários realizados em 179 cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital paulista. Antes, porém, José Pedro visitou a Revista Top da Cidade para uma entrevista e sessão de fotos.

Top: Quando surgiu a ONG e qual o trabalho realizado?
José Pedro: Ela foi fundada em 2011, depois que ouvi o depoimento de duas mulheres que tiveram seus filhos desaparecidos. Somos uma organização sem conta bancária com diretoria voluntária em cada cidade. Nosso trabalho é conscientizar as famílias sobre os riscos do desaparecimento, alarmando que no Brasil 8 pessoas desaparecem a cada hora. Ainda não estamos atuando em Itapetininga, mas com certeza pensamos em começar aqui também.

 

Top: Vocês não atuam, então, com as mães de desaparecidos?
José Pedro: Não, esse é um trabalho realizado por outros grupos. Fazemos palestras, encontros, até mutirões de saúde, mas em todos os casos nosso trabalho é alertar. Nosso foco é o resgate da família, entendemos que hoje em dia pais e filhos estão muito distante, sem respeito uns com os outros e que isso facilita o desaparecimento de crianças.

Top: O tráfico humano fica atrás apenas do tráfico de drogas, segundo a ONU. Atuar nesse segmento não traz riscos a vocês?
José Pedro: Não, porque o trabalho de investigação é com a polícia. Nosso foco é a prevenção do desaparecimento. Você pode deixar seu filho brincando na garagem, entrar para desligar o feijão que está cozinhando e nunca mais ver a criança. Pode acontecer com qualquer um.
Top: Seu irmão atua como palhaço na ONG. Por que?
José Pedro: Ele é nosso garoto propaganda, é o palhaço Espoleta. É através dele que a gente consegue falar com as crianças. Nos eventos todos os menores ficam de olhos e ouvidos atentos, ouvindo a mensagem que ele tem pra passar.

Top: Você está envolvido com projetos voluntários desde seus 16 anos lá em Mairinque, sua cidade natal. Por que?
José Pedro: Está é uma pergunta que eu nunca fiz a mim mesmo. Poxa, não sei. Acho que é pelo amor ao próximo, pela grande vontade de fazer justiça social.

 

Além do irmão, Paulo Roberto Cornelio (palhaço Espoleta), José Pedro visitou a Top com Benedito Luiz Duarte Neto, coordenador da ONG Projeto Alegria, de Sorocaba. “Nossos projetos são parceiros porque defendemos as mesmas coisas: família”, explicou Neto. 
Além do título dado em Itapetininga, José Pedro recebeu o Título de Embaixador pela Paz Mundial através da UPF (Universal Peace Federation – Federação da Paz Universal, em inglês) no conselho ECOSOC das Nações Unidas pelo reconhecimento filantrópico à causa humanitária.

Educação

Sobre o que é este item? O que há de interessante nele? Escreva uma descrição cativante para chamar a atenção do seu público...

Comer bem: Sentir-se Bem

​Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Leia sobre esse asunto

Please reload

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing