Mindfulness vai à escola e universidade!

Olá, espero que esteja tudo bem contigo! Bem, você já sabe que Mindfulness corresponde a uma metodologia para aprimorarmos e mantermos o estado de atenção plena no momento presente, de forma focada e intencional, numa atitude interna de aceitação, não julgamentos, abertura e curiosidade. Apesar de ser uma capacidade humana inata, mindfulness é pouco utilizada por nós. No nosso corre-corre diário,  realizamos várias atividades ao mesmo tempo, mas, geralmente, com pouca qualidade de atenção. Freqüentemente, não estamos atentos ao que ocorre conosco, em nível de pensamentos, emoções, sentimentos ou sensações corporais. 

 

Assim, através de práticas meditativas, treinamos o "músculo da nossa atenção", podemos aprender a mudar a forma de nos relacionarmos com a nossa atividade mental e evitarmos respostas reativas, impulsivas, automáticas, o que melhora a qualidade das experiências, e em contrapartida, os nossos relacionamentos interpessoais. 

 

A neurociência comprovou que o esforço em focar a atenção promove modificações nos circuitos que a sustentam e no córtex cíngulo anterior, o que eleva a habilidade de permanecermos conscientes do momento atual e não perdidos em divagações, com nossos pensamentos deslocados para o passado ou o futuro. É uma forma de aprendizagem possível devido à capacidade que o nosso cérebro apresenta de reorganizar-se constantemente, devido sua neuroplasticidade. 

 

O crescente volume de estudos científicos comprova a eficácia dos resultados de mindfulness para a saúde física, mental e emocional, o que fez com que fosse difundida mundialmente a prática no ambiente escolar, hospitalar, organizacional, esportivo, clínico, dentre outros locais.
 Mindfulness tem sido utilizado com sucesso em escolas e universidades na Europa e Estados Unidos, como por exemplo, na Universidade de Harvard. No Brasil, este processo é crescente, tanto em escolas públicas e particulares, como universidades, favorecendo alunos (as) da graduação, mestrado e doutorado. 

 

Mindfulness, no contexto educativo, favorece os (as) alunos (as) a adquirirem um estado de consciência plena, contribuindo no autocontrole emocional e no desenvolvimento da inteligência emocional. Tais fatores podem colaborar para a diminuição da violência escolar, melhoria da autoestima e autoaceitação, e nas relações interpessoais, o que possibilita um ambiente adequado para a aprendizagem, cultivo de qualidades positivas, criação de novos hábitos mentais, além de favorecer na maior capacidade de atenção e foco nas aulas, contribuindo no progresso escolar/acadêmico. 

 

Assim, no ambiente educacional é interessante que os (as) professores (as) conheçam a metodologia de mindfulness para poderem transmiti-las aos (as) alunos (as). E, uma vez conhecendo e utilizando as práticas de atenção plena, também poderão se beneficiar com a diminuição do estresse, da ansiedade, depressão, insônia, Síndrome de Burnout (o esgotamento), melhoria do bem-estar, e conseqüentemente, transmitirem aos alunos (as) a atenção compassiva, calma, criando uma atmosfera de cuidado, encorajamento e aceitação.

 

Quer saber quando e onde será o próximo curso de Mindfulness? 
Deseja o trabalho de Mindfulness na sua escola ou universidade para os (as) alunos (as) ou professores (as)? Palestras, workshops, treinamentos e cursos adequados à realidade e necessidade organizacional? 
Entre em contato! Telefones: (15) 99142-5242, (19) 99959-1601 (WhatsApp) ou selenesacadura@hotmail.com.  
Grande abraço e um mês pleno de paz, alegria e atenção plena! 
E, boas férias!

Dra. Selene Sacadura

15 99142-5242 | 99959-1601

Selene Sacadura

Veja o perfil >

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus