O que é Mindfulness? E, por que praticá-lo?

Olá, espero que esteja tudo bem contigo! Algumas pessoas têm me perguntado o que é Mindfulness. Então, vamos exemplificar. Te convido para um breve exercício.

 

Peço que você feche seus olhos por alguns instantes. Sente-se confortavelmente. Procure relaxar e reparar nos sons ao seu redor, mesmo os distantes que chegam até você nesse momento. Observe seu corpo, sua postura, a forma como está sentado(a). Tome consciência da sua respiração, do ar entrando e saindo do seu corpo, na medida que você inspira e expira. Respire naturalmente. Apenas note sua respiração. Quando os pensamentos vierem, deixe-os ir, tal como nuvens no céu, e volte sua atenção para sua respiração. Isso é mindfulness, ou atenção plena, conforme a palavra foi traduzida para o português.

 

Gosto da definição da doutora e professora americana Jan Chozen Bays, ao afirmar que "praticar a atenção plena é focar a atenção total no que está acontecendo fora e dentro de você - no seu corpo, no seu coração na sua mente. É estar consciente de si e do entorno sem criticar nem julgar."
 Mindfulness é uma prática milenar, originária de algumas tradições orientais, adaptada para o ocidente por Jon Kabat-Zinn, pesquisador, doutor da Universidade de Massachusetts, Estados Unidos. A partir daí, inúmeros estudos científicos foram realizados, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, nas áreas da Neurociência, Medicina e Psicologia, comprovando a eficácia e benefícios de Mindfulness. 

 

E o que as pesquisas científicas descobriram? Que ao treinarmos a nossa mente, com exercícios específicos, ativamos processos cognitivos e neurobiológicos, habilitamos o estado mental de atenção plena, impactando favoravelmente na saúde física, mental, emocional e comportamental; favorecendo a redução do estresse, da ansiedade, sintomas da depressão, ataques de pânico, insônia, doenças cardíacas, recaídas relativas a drogadicção, dores de cabeça, hipertensão arterial, fadiga, e elevação do foco, concentração, criatividade, produtividade e tomada de decisões.

 

A atenção plena é uma poderosa ferramenta para treinamento da mente, ao treinarmos o "músculo da atenção", são favorecidas mudanças não apenas psicológicas, mas também modificações na fisiologia e anatomia cerebrais, devido a neuroplasticidade do cérebro.

 

Além disso, a atenção plena contribui para tomarmos consciência dos nossos padrões mentais, estabilizarmos a mente e o coração, aprendendo a afastar a mente de suas preocupações habituais, nos desvencilharmos do passado e da ansiedade quanto ao futuro; dirigirmos e sustentarmos nossa atenção no aqui e agora, onde realmente podemos agir e interferir, favorecendo, assim, em permanecermos calmos e estáveis diante das dificuldades e imprevistos que o mundo apresenta.

 

Como obter tais benefícios? Praticando a atenção plena. Realizando diariamente, por alguns minutos, técnicas e práticas específicas, sentado em uma cadeira, deitado, caminhando ou fazendo exercícios corporais, ou mesmo, levando a atenção plena para seu dia a dia, ao comer, tomar banho, digitar um e-mail, conversar, participar de uma reunião, etc.
Quer usufruir dos benefícios da atenção plena e saber quando e onde será o próximo curso? 
Deseja palestras, workshops, treinamentos ou cursos de atenção plena adequados à realidade e necessidade organizacional da sua empresa, escola, universidade ou clínica? 

Grande abraço e um mês pleno de paz, alegria e atenção plena! 

Selene Sacadura

Entre em contato! Telefones:

(15) 99142-5242, (19) 99959-1601 selenesacadura@hotmail.com.  

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing