O sonho não é só delas...

‘Os maridos desejam muito ter filhos’

É comum pensarmos na mãe quando falamos em filhos. E é natural que as mulheres tenham o sonho da maternidade. Porém, não são apenas elas que têm esse desejo. Cada vez mais a médica ginecologista Areana Mendonça, especialista em reprodução humana da Clínica Ayub, recebe homens com um desejo imenso de ser pai.

 

“São casais heterossexuais, homoafetivos, não importa, a grande maioria dos homens que vêm até mim sonham tanto como as mulheres em ter um bebê. Acredito que hoje os homens são muito envolvidos na formação da família, por isso compartilham essa emoção com as mães”, conta.

 

A especialista faz o tratamento e acompanhamento desses casais que não conseguem engravidar naturalmente. Entre as técnicas para gerar a gravidez há a inseminação artificial e a fertilização in vitro, esta última uma das mais efetivas para garantir a gestação. 
“A causa de não engravidar tanto pode ser da mulher como do homem. Pode ser desde laqueadura até alterações do esperma. Primeiro identificamos, então indicamos um tratamento para cada caso”, explica Areana.

 

A inseminação artificial consiste em inserir espermatozoides na cavidade uterina da mulher, enquanto que na fertilização in vitro os óvulos são fertilizados em laboratórios e depois inseridos no útero da mulher. A taxa de sucesso da fertilização varia entre 30 a 90%, dependendo de fatores como causa da infertilidade e a idade da mulher.

 

“A idade é muito ‘cruel’ com as mulheres nesse quesito. A cada ano as chances são reduzidas, mas o ideal é que o tratamento ocorra até os 35 anos”, afirma a especialista que trabalha com reprodução há 12 anos.

 

Depois de cada casal atendido, o sentimento é de gratidão, diz Areana. “É maravilhoso, uma felicidade. Durante o tratamento é como se eu fizesse parte dessa família, acabo chorando junto, torcendo e se alegrando ao ver o rostinho do bebê”, ressalta.
    
Medicina para nascer
Se mês passado a Top da Cidade destacou a medicina na nossa cidade, nesse mês dos pais unimos o que há de melhor desses dois temas nessa entrevista com a doutora Areana Mendonça. É o uso da medicina para gerar novas vidas, além de transformar mulheres e homens em mamães e papais.

Dra. Areana Mendonça
Ginecologista na
Ayub Clínica Médica
15 3271.1277 / 3537-2658
www.ayub.med.br

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus