Por que o Cão precisa tomar banho e tosar?

Que os cães devem ser mantidos limpos e higienizados todos sabem, porém existem duvidas na hora de mandar seus amiguinhos para o banho e tosa, principalmente em relação à freqüência que esse tipo de limpeza deve ser feita.

A verdade é que cada raça de cão tem suas próprias particularidades, por isso, cada Pet deve ser analisado isoladamente, observando raça, pelagem e cor dos pelos.

Cães com pelagem mais vasta e longa, por exemplo, precisam de muita escovação e uma hidratação nos pelos, além do banho e da tosa, pois os fios embaraçados podem ser o ambiente perfeito para o acúmulo de sujeira e o aparecimento de problemas como a dermatite.

Para cães com pelos lisos, um banho com shampoo ideal para essa pelagem e um condicionador já deixa o seu Pet limpo e longe de sujeira. Também é indicado sempre fazer uma tosa higiênica no seu Pet.

De modo geral, a recomendação é que os cães tomem um banho a cada 15 dias, sendo que os que se sujam mais podem reduzir este tempo pela metade. Escovar seu pet antes da água também é algo importante e, caso você mesmo vá dar o banho no cão, deve utilizar produtos próprios para eles.

No caso da tosa, a quantidade de pelagem também é um fator determinante e deve ser observada; ao contrário do que muitos pensam, a tosa não é um processo que serve apenas para deixar o seu pet mais bonito e, sim, algo que pode evitar acidentes e ajuda a manter a saúde do animal. A tosa também ajuda a observação de parasitas como pulga e carrapatos.

Uma dica importante para cães com pelos longos, é indicado sempre fazer uma tosa higiênica por mês em algum local com profissionais de confiança; e não é uma boa idéia arriscar fazer o processo sozinho, até porque, cortar as unhas dos bichinhos é uma tarefa delicada, e se isso não for feito na maneira correta, o seu pet pode acabar saindo machucado. Uma dica legal no Pet Shop Juliocão o corte de unha é cortesia, feito com muito carinho...

Mais focado na saúde do que na estética do animal, a tosa higiênica apara os pelos em excesso de partes determinadas do corpo do animal; incluindo barriga, patas e região íntima, garantindo que seu Pet não escorregue pelo acúmulo de pelagem nos coxins (almofadinhas da sola das patas) e não fique sujeito a doenças por resíduos de fezes ou sujeiras nas áreas íntimas. 

A equipe Pet Shop Juliocão é composta por profissionais treinados e certificados. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado, com carinho e muita dedicação com o seu Pet.

 

Julio Cesar

Proprietário Pet Shop Juliocão.

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing