A UIPA Itapetininga – União Internacional Protetora dos Animais é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e dirigida por voluntários. É a mais antiga ONG do Brasil – desde 1895 – o que denota a importância que a causa ocupa na sociedade brasileira.
A Revista Top da Cidade fez uma visita à sede da UIPA em Itapetininga, para entender e compartilhar como está a situação da causa animal da cidade.
Fernanda Nanini e Fernanda Nery receberam nossa equipe, mas com o justo e necessário registro de que contam com o apoio de muitos outros voluntários!
A UIPA tem sede na Vila Mazzei e pode ser visitada com horário agendado; ali, pode-se ter contato com os animais e conhecer um pouco do árduo e heroico trabalho desenvolvido pelos cuidadores.
São cerca de 280 cães e gatos, além de outros em hoteizinhos em clínicas, além de uns 15 de grande porte. Todos resgatados com maus tratos, total abandono ou machucados...
Importante: eles comem, bebem, necessitam de medicamentos e limpeza... e isso custa dinheiro!
A estrutura física e corpo de funcionários estão no seu limite. A organização vive de doações e de um repasse firmado com o Ministério Público, através de um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, que obriga à prefeitura a realizar um repasse – há anos com o mesmo valor, sem reajuste.
As doações são complemento importante para a sobrevivência da instituição. Empresas organizam e ajudam em eventos, cidadãos compram rações... até com trabalho.
Quem sentir no coração, acha uma forma de ajudar.
Recentemente as escolas Dom Bosco, COC e Anjinho Sapeca realizaram uma ‘live’ onde uma gincana ajudava a arrecadar ração. Foram mais de 800kg em uma única noite. Excelente iniciativa, ótima ferramenta: envolvente e solidária.
Ter um animal de estimação em casa é criar uma relação de amor. A adoção é um ato de amor.
Vale uma visita das famílias à UIPA! Todos animais são tratados, vacinados e prontos para uma adoção responsável.
Animais de rua – Um aspecto importante: são milhares de cães e gatos ainda nas ruas da cidade. Não é papel da UIPA fazer o resgate dos animais abandonados!! Não existe a antiga ‘carrocinha’! Algumas pessoas telefonam e pedem o resgate – mas a UIPA não tem poder de polícia e não pertence ao poder público! A responsabilidade é de todos: cidadãos e poderes públicos, juntos.
A UIPA não está sozinha nesta causa. Ao contrário: são muitos os protetores independentes. Ajude a todos. Se tiver dúvidas, consulte a UIPA. Mas atenção: não basta ‘juntar’ animais para ser um protetor: precisa tratar, manter limpos e bem alimentados.
Novidades: na própria sede da UIPA, está sendo adaptada uma área para que os animais possam sair um pouco das baias e correr, exercitar-se... um espaço de lazer; será o “Espaço Kim de Diversão” – em homenagem a um mascote. As empresas que puderem colaborar, são muito bem-vindas! A Cerâmica Argitécnica já doou tijolos para o nosso Espaço Kim de Diversão! Uma empresa de responsabilidade social, ajudando na realização de um sonho!
Adoção responsável: Existe um protocolo para adoção. Trata-se de uma atitude para saber se a pessoa que deseja adotar, possui efetivamente condições para fazê-lo de forma responsável, como condições de passear, dar atenção, cuidado e carinho. Precisa ser feita de forma cuidadosa e responsável.


Esse é o nosso maravilhoso e doce doguinho das pernas curtas...
Ele foi adotado duas vezes e fugiu, adora dar susto!
Ele necessita ser adotado, mas que a casa seja bem fechada, até ele se adaptar!
Ele é lindo, dócil e brincalhão!!!
Nosso sonho é que ele seja ADOTADO!
Ele é apaixonante....
Venha conhecê-lo!
Conheça o Facebook da UIPA Itapetininga: ONG UIPA Itapetininga.