A Educação e a ‘Terra das Escolas’

Atualizado: Out 22

Patrimônio do Brasil - Nas primeiras décadas de existência, o diretor da Escola Estadual Peixoto Gomide tinha o 2º cargo mais importante de Itapetininga, conta o jornalista Aberto Isaac.


Foi a primeira escola Normal do interior do Estado, em 1894, e seu projeto arquitetônico, em estilo neoclássico, é do renomado Ramos de Azevedo. Formou professores para o Brasil e até exterior. A finalização da construção do conjunto arquitetônico deu-se em 1900.


O prédio foi tombado pelo patrimônio histórico em 1987, ao centro de outros dois prédios históricos das escolas Fernando Prestes e Adherbal de Paula - um marco na história e na paisagem urbana da cidade.


Para se ter a ideia da importância da Escola Normal na formação de professores, até fins da década de 1920, a Escola Normal de Itapetininga formava cerca de um décimo dos professores do Estado. O conjunto arquitetônico também serviu de base para a Revolução Constitucionalista, alojamento de civis voluntários e hospital de sangue.


Tradicional feira-livre na Praça Peixoto Gomide

Feira livre


Dentre as várias feiras espalhadas pela cidade ao longo da semana, há a tradicional feira-livre que funciona aos domingos na 'Praça das Escolas', com verduras, hortaliças, galinhas, patos, queijos, pastéis, doces, mel e outros produtos locais sempre bastante frescos, de qualidade e boa procedência.


Mais que um centro de boas compras, a feira livre é um evento social. Reúne milhares de visitantes em busca de conversas com amigos, encontros políticos e muita, muita gente!


Quer conhecer um pouco de nossa cidade? Visite a feira de domingo!



©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing