Alfabetização pelo método Kumon


Ana Silva

Como todo início de ano, esperávamos que 2020 fosse um ciclo de prosperidade e crescimento. Porém, tão logo se iniciou o período, notícias temerosas chegavam acerca de um vírus que havia sido descoberto. Apreensivos, acompanhávamos sua evolução até que chegou a notícia que, não somente estava entre nós, bem como haveria, preventivamente, suspensão de várias atividades, inclusive a escolar.

Nossa filha se encontrava no primeiro ano do ensino básico e iniciava sua caminhada para a fundamental alfabetização. Sabíamos que, se esta etapa permanecesse com falhas, as consequências poderiam se arrastar por vários anos da vida dela. Não demorou para percebemos que uma dedicação extra escolar seria importante.

Em conversas com um amigo, ele havia me dito que os filhos estavam matriculados no Kumon e o método os havia ajudado bastante. Procurei a Unidade Shopping e, diante de toda explicação sobre como o método iria trabalhar nesta fase do aprendizado, percebi que aquele era realmente o caminho correto a ser tomado. Minha filha passou pela primeira avaliação onde se percebeu que havia muita dificuldade com a formação das palavras.

O método deveria se iniciar de seu estágio mais elementar. Passados 5 meses de acompanhamento, é simplesmente inacreditável a evolução atingida. Uma pessoa que identificava apenas as letras do alfabeto e algumas sílabas agora consegue ler livros e as histórias propostas nas atividades. A orientadora Renata e as auxiliares da Unidade Shopping a receberam de maneira mais do que especial e, com este tratamento, ela se sentiu extremamente à vontade na sala de aula, conseguindo prestar ainda mais atenção. A cada dia em que percebo sua progressiva evolução tenho a certeza de que aquela decisão tomada no começo do ano realmente foi a mais acertada para a vida escolar dela.



Rafaela

Quando resolvi colocar a Rafaela no Kumon Unidade Shopping foi em busca de dar a ela autonomia e concentração para a rotina de estudos, mas ganhamos muito mais do que isso.

Ela ganhou um carinho vindo da Orientadora Renata e da Tia Ana. Dão à Rafa uma atenção e paciência exclusiva para suas dúvidas e para o seu aprendizado.

Tiveram momentos em que ela quis desistir, mas com a parceria entre nossa família com o Kumon Unidade Shopping, ela continua e sempre feliz! A Rafa é uma criança de 4 anos que tem suas vontades, mas estou sempre a incentivando dizendo que é bom para a vida dela, por isso que ela começou desde cedo.

Nossa família está super feliz e ainda mais com este tempo de pandemia, em que ela está sem aulas presenciais fazendo com que ela esteja super dedicada aos estudos do Kumon Unidade Shopping e aprendendo muito !

Obrigado a todas da equipe Kumon Unidade Shopping



Theodora

Neste momento tão diferente pelo qual estamos passando, tem sido desafiador, porém, com os aprendizados propostos pela metodologia Kumon tais como: a organização e a disciplina têm nos ajudado a manter uma rotina de atividades no lar.

O Kumon Unidade Shopping tem sido um grande suporte no desenvolvimento e aprendizado da Theodora. Acreditamos que fará toda a diferença no futuro escolar, pessoal e profissional da nossa filha.



Camila e família da Rafaela Luiz e família da Ana Silvia Alexandre e família da Theodora


Alfabetização pelo método Kumon

No curso de Português, o método Kumon tem como objetivo formar leitores; portanto, trata-se de um curso de leitura que, gradativamente, desenvolve as habilidades linguísticas, partindo da alfabetização até a leitura e interpretação de textos críticos.


O estímulo à leitura se dá antes mesmo do processo de alfabetização, principalmente porque a idade pré-escolar é a fase na qual as crianças são estimuladas pelas circunstâncias e assimilam coisas novas uma por uma. Portanto, é muito importante fornecer estímulos, como fazê-las ouvir canções e histórias regularmente.


Isso levará à ampliação do prazer e despertará o interesse pela leitura. Com tendência natural à curiosidade, as crianças se mostram disponíveis a ler e a escrever antes mesmo de serem ensinadas. No entanto, o fato de lidar com letras não significa que a criança esteja alfabetizada, pois é preciso compreender o significado das palavras. Ler e escrever implica decifrar o código escrito, daí a importância de aproximar a criança do mundo da leitura.


A alfabetização pelo método Kumon se dá por meio da associação da palavra com a ilustração e o som, ou seja, o aluno deverá relacionar o desenho, cujo significado ele conhece, à palavra que representa esse desenho e à pronúncia dessa palavra. Assim, aos poucos, a criança vai memorizando as palavras, seus formatos e seus respectivos significados. Da mesma maneira que a criança aprendeu que o objeto cadeira se chama cadeira, agora ela associará a esse conhecimento que a palavra escrita cadeira se refere àquele som e àquele objeto. É isso que chamamos de “associação palavra-imagem-som”.


Partindo do princípio de que essas associações são feitas pela criança naturalmente e a todo momento desde o seu nascimento, esse processo de alfabetização ocorre de maneira natural, sem agredir o desenvolvimento da criança nem acelerar seu amadurecimento. Não há, assim, um limite de idade para que isso aconteça, sendo necessário apenas o estímulo adequado ao ritmo de aprendizagem de cada um.











Posts recentes

Ver tudo

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing