Alimentação e pele: devo comer ou evitar algo?

Atualizado: Ago 21


Há milhares de anos, Hipócrates, Pai da Medicina, já dizia: “que seu alimento seja seu remédio, e que seu remédio seja seu alimento”. Sabemos da importância de bons hábitos alimentares na nossa mesa, para termos saúde e qualidade de vida.


Alimentos podem ser mocinhos ou vilões em nossa mesa: vamos abordar alguns, relacionando com as doenças de pele da nossa prática dermatológica:


1. Dermatite atópica: dermatite, comum em crianças nas dobras internas dos braços e joelhos, que piora muito com fatores climáticos, stress e melhora com hidratação frequente da pele. Podem piorar com alguns tipos de alimentos, como leite, ovo, trigo, soja, castanhas, amendoim, peixes, frutos do mar. Importante, se houver história compatível, investigar com o pediatra/alergologista;


2. Rosácea: quadro caracterizado por uma pele rosada, sensível e extremamente reativa a mudanças de temperatura, stress, sol, calor, frio, vento. Alimentos termogênicos podem desencadear o vermelhidão ou piorar o quadro. Se encaixam nessa categoria, a pimenta do reino, gengibre, canela, café, chá verde, sopas e caldos, álcool (vinho), chocolate.


3. Urticária e angioedema: lesões em placas elevadas, de aparecimento súbito, que coçam muito, sem local preferido, e duram minutos a horas. Alimentos podem ser causa de urticária aguda (duração menor que 6 semanas), como no caso da alergia alimentar alérgica a proteína do leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe, amendoim, marisco e frutos do mar.

Alimentos não são causa da urticária crônica, mas podem desencadear crises, como no caso da carne de porco e embutidos, peixes e frutos do mar, proteína do leite de vaca, morango, chocolate, etc. O melhor é observar relação entre as crises e a ingesta de determinado alimento, e compartilhar com seu médico.


Existem evidências científicas mostrando que corantes e conservantes poderiam não estar diretamente relacionados as crises de urticária, mas ainda oriento evitá-los; uma dieta sem corantes e conservantes também é uma dieta mais saudável! Dentre os corantes, ressaltamos a tartrazina, muito utilizada para colorir alimentos artificialmente. Na embalagem, o fabricante anuncia se o produto contém ou não tartrazina, e quando falamos nela, logo lembramos da cor amarela, não é? Mas é importante ressaltar que nem todos os alimentos de cor amarela contem tartrazina e que alimentos de outras cores (por exemplo, verde, azul, roxo, laranja, vermelho), podem conter tartrazina. Por isso, a importância de ler os rótulos, em caso de dúvidas.


4. Melasma: manchas marrom acinzentadas, que aparecem em áreas da face, (90% mais em mulheres e 10% em homens), de caráter estético, que podem começar na gestação ou com fatores hormonais, e pioram com exposição a luz solar e infravermelho. Alimentos benéficos contem luteína (couve, espinafre, agrião, ovo, aipo), licopeno (tomate, mamão, goiaba, melancia), betacaroteno (acerola, abobora, cenoura, couve, espinafre, brócolis).


5. Rejuvenescimento: nenhum alimento cura rugas, mas uma boa alimentação e evitar exposição solar, com uso de bons filtro solares, podem retardar seu aparecimento. Os polifenóis, presentes em alguns alimentos, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias potentes, combatendo a contínua formação de radicais livres em nosso corpo. Um dos polifenóis mais antigo, muito conhecido, e presente em vários cremes anti-rugas é o resveratrol, presente na casca de uvas escuras e no vinho tinto. Frutas vermelha-vinho escuros como uva, cereja, amora, jabuticaba, ameixa são fonte de polifenóis, assim como a couve, couve-flor, alho, cebola, sementes oleaginosas.


Hábitos saudáveis, nos dias de hoje, resumimos não somente com uma dieta saudável, mas também prática de atividades físicas e espirituais/religiosas, horas regulares de sono, evitar pensamentos, pessoas tóxicas e, principalmente, fazer o que te faz feliz...



Na foto: Camila, Dra Katia, Joana e Zélia. Dermo Centro Itapetininga

Derma Centro Itapetininga: 19 anos de atividade, cuidando de você com o que há de melhor em dermatologia clínica, cirúrgica, estética e laser.


por Kátia H. Takahashi

Dermatologia, estética e laser

Instagram: @drakatiatakahashi

www.katiatakahashidermatologia.com.br


©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing