Cães que guardam!

Atualizado: Set 3



A Guarda Civil Municipal tem 51 pessoas em seu efetivo, correto? Não! 51 mais 4 cães = são 55 agentes! E a rotina dos cães não é menos intensa que a dos demais guardas municipais...


A Revista Top da Cidade realizou visita a esses heróis que ajudam, com eficiência, em nossa proteção e no combate ao tráfico de drogas.


Cão da raça pastor-belga-malinois.

Os cães, da raça pastor-belga-malinois, têm agenda conectada às duas equipes: Delta e Bravo, e participam dos turnos das suas equipes, sistema 12x36.


Cada cão tem o seu condutor e, com estes, pela manhã, são tratados, alimentados, limpos, fazem atividade de treinamento e... farda! Claro, nossos cães-guarda também têm farda própria. E vão ao trabalho!


Eles são do GOC – Grupo de Operações com Cães da GCM – Guarda Civil Municipal.


Participam das rondas diárias e são, recorrentemente, chamados para apoio a outras forças de segurança, como a Polícia Militar, a PM Rodoviária ou Polícia Civil...


Todos vieram de doações, inclusive um doado pela GC de Itapeva, em ato de amizade entre as corporações. E uma curiosidade: eles são ‘patrimônio’ do município, com direito à ficha e documentação.


Após cerca de 8 a 9 anos, podem ‘aposentar-se’ – quando serão, prioritariamente, oferecidos à doação para seus condutores.


A Secretária de Segurança Pública, Dra. Karen Graziela Pinheiro Marques, e o Comandante da GCM acompanharam nossa visita ao canil, com o entusiasmo que os cães merecem, pelos relevantes serviços prestados.


“Muito gratificante e eficiente”, diz Dr. Karen sobre os serviços do GOC; já o Comandante, faz coro à Secretária, acrescentando os agradecimentos à Dra. Aline Aparecida Carvalho de Paula, médica-veterinária que acompanha a saúde dos animais, e ao adestrador José Roberto, da K9, que oferece apoio no treinamento dos nossos guardas caninos – ambos de forma voluntária.


Tudo começou há cerca de 4 anos, com muitos cursos de cinofilia, visitas a outros canis, inclusive de PM e Exército.




Perfil – cada animal tem sua ‘personalidade’ que o habilita a dedicar-se a algumas atividades principais, destacando seu incomparável faro – daí serem insubstituíveis em localização de drogas escondidas. Os nossos cães-guardam são verdadeiramente implacáveis nesse quesito, já tendo localizado incontável quantidade de crack, pinos de cocaína e maconha.


A sintonia Homem-Cão é fundamental, criando laços de empatia e compreensão mútua de comportamento. É o famoso binômio entre as espécies.

“No combate ao tráfico, são essenciais”, Dra. Karen.
“Nosso GOC, com orgulho – os cães são membros da nossa equipe”, Com. Souza

Equipe Bravo

GCM Cavalcanti

GCM Silva

GCM Lidiane

Equipe Delta

GCM Paques

GCM Renato

GCM Oliveira

Cães

Akila

Kira

Aika

Blade





©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing