Cães que guardam!

Atualizado: 3 de Set de 2020



A Guarda Civil Municipal tem 51 pessoas em seu efetivo, correto? Não! 51 mais 4 cães = são 55 agentes! E a rotina dos cães não é menos intensa que a dos demais guardas municipais...


A Revista Top da Cidade realizou visita a esses heróis que ajudam, com eficiência, em nossa proteção e no combate ao tráfico de drogas.


Cão, da raça pastor-belga-malinois, da GCM de Itapetininga.
Cão da raça pastor-belga-malinois.

Os cães, da raça pastor-belga-malinois, têm agenda conectada às duas equipes: Delta e Bravo, e participam dos turnos das suas equipes, sistema 12x36.


Cada cão tem o seu condutor e, com estes, pela manhã, são tratados, alimentados, limpos, fazem atividade de treinamento e... farda! Claro, nossos cães-guarda também têm farda própria. E vão ao trabalho!


Eles são do GOC – Grupo de Operações com Cães da GCM – Guarda Civil Municipal.


Participam das rondas diárias e são, recorrentemente, chamados para apoio a outras forças de segurança, como a Polícia Militar, a PM Rodoviária ou Polícia Civil...


Todos vieram de doações, inclusive um doado pela GC de Itapeva, em ato de amizade entre as corporações. E uma curiosidade: eles são ‘patrimônio’ do município, com direito à ficha e documentação.


Após cerca de 8 a 9 anos, podem ‘aposentar-se’ – quando serão, prioritariamente, oferecidos à doação para seus condutores.


A Secretária de Segurança Pública, Dra. Karen Graziela Pinheiro Marques, e o Comandante da GCM acompanharam nossa visita ao canil, com o entusiasmo que os cães merecem, pelos relevantes serviços prestados.


“Muito gratificante e eficiente”, diz Dr. Karen sobre os serviços do GOC; já o Comandante, faz coro à Secretária, acrescentando os agradecimentos à Dra. Aline Aparecida Carvalho de Paula, médica-veterinária que acompanha a saúde dos animais, e ao adestrador José Roberto, da K9, que oferece apoio no treinamento dos nossos guardas caninos – ambos de forma voluntária.


Tudo começou há cerca de 4 anos, com muitos cursos de cinofilia, visitas a outros canis, inclusive de PM e Exército.




Perfil – cada animal tem sua ‘personalidade’ que o habilita a dedicar-se a algumas atividades principais, destacando seu incomparável faro – daí serem insubstituíveis em localização de drogas escondidas. Os nossos cães-guardam são verdadeiramente implacáveis nesse quesito, já tendo localizado incontável quantidade de crack, pinos de cocaína e maconha.


A sintonia Homem-Cão é fundamental, criando laços de empatia e compreensão mútua de comportamento. É o famoso binômio entre as espécies.

“No combate ao tráfico, são essenciais”, Dra. Karen.
“Nosso GOC, com orgulho – os cães são membros da nossa equipe”, Com. Souza

Equipe Bravo

GCM Cavalcanti

GCM Silva

GCM Lidiane

Equipe Delta

GCM Paques

GCM Renato

GCM Oliveira

Cães

Akila

Kira

Aika

Blade





Posts recentes

Ver tudo

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing