
Não é só o Brasil que oferece pouquíssimas companhias voltadas à dança clássica a artistas negros; mas no mundo todo, o número de bailarinos negros é muito pequeno em grupos profissionais - tanto por questões financeiras, pois a formação em dança não é acessível a todos, quanto por questões enraizadas e estereotipadas quanto a padrões físicos ideais para o ballet.
A partir dessa premissa, a experiente bailarina Dariana tirou do papel um sonho e a quarentena proporcionou que o sonho virasse realidade: Itapetininga dando lições de cidadania.
E, para mudar este cenário, Dariana foi à ação!! Com o propósito de mostrar aos jovens que sonham com essa vivência, nasceu a Cia IDENTIDADE, formadas por jovens que amam a dança e não viam oportunidades de exercer a arte em outros ambientes.
Com o apoio do renomado Carlos de Oliveira, diretor artístico, os sonhos são grandes: preparar apresentações públicas e dar voz e vez a esses jovens.
Muitos brasileiros acabam saindo do país para buscar mais oportunidades para dançar profissionalmente e conseguir viver da sua arte, mas agora a Cia IDENTIDADE pode ser uma luz que oferecerá o brilho que eles merecem.
Atualmente, 4 meninas e 2 meninos estão frequentando as aulas, totalmente gratuitas, que acontecem voluntariamente no espaço de Dariana: a Escola de Dança Passos do Céu, no Jardim Santa Inês, em Itapetininga.
Dariana iniciou seus primeiros passos no balé aos 10 anos de idade, e sempre sentiu ausência de espaços para bailarinos negros... Ela pretende mostrar que é possível!
Quero dar “voz e visibilidade a esses bailarinos; mostrá-los ao Brasil e ao mundo!”, conta, a super motivada professora, que sempre está trabalhando em novos espetáculos e novos projetos voltados ao melhor da dança negra clássica.
“A Cia IDENTIDADE é para quem ama a dança! O amor independe da cor. Vamos quebrar o rótulo existente e “dar voz”! Mostrar que todos podem”, finaliza a professora.
Os inovadores dançarinos merecem nosso reconhecimento: Denner Hudson de Almeida, João Vitor Severino Alves, Talita Estanislau Pereira, Fernanda Estanislau Pereira, Iasmin Nogueira de Oliveira, Camila Fernandes, Laura Aparecida Toledo.