Confira a seguir os depoimentos da equipe COC Itapetininga sobre os desafios da profissão nesse período de pandemia.

O momento está sendo desafiador, pois não é o mais inteligente e nem o mais forte que sobrevive e sim quem melhor se adapta às mudanças. Está sendo importante e renovador!!! A palavra Conexão ganhou muito mais sentido.
- Diógenes de Paiva Monteiro, Coordenador Pedagógico.

Ninguém é tão bom, quanto todos nós juntos. Minhas palavras para hoje seriam resiliência e superação. Nesse período de distanciamento, nunca estivemos tão próximos.
- Carolina Rosinha, Coordenadora Administrativa.

Esse momento tem sido desafiador e ao mesmo tempo promissor. Novos desafios tecnológicos que nos permitem mais crescimento pessoal e intelectual.
- Wellington de Oliveira, Professor de Espanhol.

“Vamos cuidar da saúde.... fique em casa, use máscara e estude Química!!! “
- Diogo Antônio, Professor de Química.

Momento de reflexão e de nos reinventarmos profissionalmente! Esse está sendo meu maior desafio!
- Angelina Adélia, Professora de Português e Produção de texto.

Mesmo não estando próximos uns dos outros, os nossos momentos continuam alegres e divertidos e isso me faz superar a barreira da saudade.
- Hélio Halley Albino, Professor de Matemática E.M.

A arte de lecionar é movida por desafios, por isso o momento em que vivemos não foge à regra. Sabíamos desde o início que lidar com essa fase seria desafiador. Mas a união entre pais, alunos, escola e docentes - que a todo momento não medem esforços com o compromisso de manter a qualidade de ensino às nossas crianças - têm tornado tudo isso uma experiência inigualável, a qual tenho enorme gratidão. Anseio pela volta dos meus alunos, mas o distanciamento (temporário), não impedirá a troca de carinho e atenção que eles merecem.
- Bertha Azambuja, Professora do 4º ano.

“Ser professora nesse período tem sido um grande desafio, mas por outro lado, tem sido um momento de reflexão, superação, de aprendizado e cuidado mútuo! Sentir o fortalecimento entre família, escola e tecnologia me surpreende a cada dia!”
- Graziela Corrêa, Professora do 1º ano Ensino Fundamental I

O momento que estamos vivendo nos chama à reinvenção. Quando poderíamos pensar que os nossos estudantes estariam à distância, em atividades domiciliares? A tecnologia nos chamou para um novo desafio, que nos possibilitou descobrir novas habilidades!
- Bruna Caroline Moura, Professora de Inglês do 6° ano

Momento é de reinventar, criando novas estratégias de ensino e adaptação ao novo. Estamos separados, mas ao mesmo tempo juntos.
- Roberta Queiroz, Professora de Matemática Ensino Fundamental II

Estamos vivendo uma situação completamente nova com a pandemia, no entanto, professores e alunos vêm se adaptando ao novo modelo e superando juntos às adversidades que surgem pelo caminho.
- Nícolas Bragutti, Professor de História Ensino Fundamental II e Amigavelmente.

It's a chance to rethink our practice and reinvent ourselves.
- Sandra Lencioni, Professora de Inglês.

Meu maior desafio é superar a ausência do ‘olho no olho’ durante o processo pedagógico, mas com muita dedicação e carinho dos alunos conseguimos quebrar as barreiras impostas pela quarentena.
- Gustavo Guerreiro, Professor de Física

Transmitir conhecimento através da tela de um computador nunca foi tão desafiador, se acostumar com câmeras, estratégias para a concentração e ao mesmo tempo a parte emocional de cada criança. Por outro lado, está sendo muito gratificante ver o empenho familiar, escola e família unidos é essencial no desenvolvimento da criança.
- Gabriele Carriel (Bia), Professora do 2º ano Ensino Fundamental I

Não podemos negar que o período que estamos passando, está fazendo com que tenhamos que nos adaptar às novas condições de ensino e aprendizado. Mas ao mesmo tempo, são essas adaptações que estão nos mantendo unidos, mesmo durante o distanciamento social.
- Murilo Scardolei, Professor de Ciências

Fomos lançados num mundo novo e aguardamos o Novo Normal. Até lá, precisamos paciência e resiliência.
- Rogério Toledo, Professor de Educação Física

Um momento único na história da humanidade. Serve para aprofundar um exercício de alteridade e compreender melhor as desigualdades sociais desse mundo. Entender que nem todos têm esse privilégio de dar e ter aulas online, por exemplo.
- Reinaldo Ginez, Professor de História

O novo que nos espanta, é o mesmo novo que nos convida para a mudança.
- Bruno Ferreira, Professor de Filosofia e Sociologia

Tivemos que nos adaptar rapidamente às aulas online e a lidar com o incerto. A partir disso, trabalhamos com entusiasmo e motivação, a fim de auxiliar nosso aluno na busca da construção de seu conhecimento.
- Vanessa Venturelli, Professora de Gramática e Literatura

Diante deste momento que estamos vivendo, temos que nos adaptar, aprender algo novo todos os dias, dando o nosso melhor SEMPRE. Mas não devemos nos esquecer de tranquilizar sempre o nosso coração!!! Resiliência define nossos dias.
- Leiliane Pereira, Professora de Biologia E.M.

Assumir e encarar o desafio de lecionar online tem sido uma experiência ímpar e extremamente gratificante. Não posso deixar de mencionar a interação entre pais e escola que tem sido mútua, nos mostrando cada vez mais o tamanho de sua importância. Apesar da distância física, não deixamos de estar conectados pelo sentimento de amor e carinho.
- Thays Fernanda, Professora do 3º ano