Cozinhaterapia: um resgate de memórias e emoções!


Nós, da Casa de Repouso Felicittá, temos orgulho em realizar atividades inclusivas com nossos idosos. A Cozinhaterapia é uma delas, onde prezamos pela interação dos idosos com os alimentos, além de promover uma ação social interativa importante.


Sabemos que, com o passar do tempo, algumas lembranças tão queridas podem ser esquecidas. Por isso, procuramos resgatar receitas variadas, onde cada um possa sugerir o seu prato preferido, para que o saudosismo tome conta desse momento.


Além disso, a interação entre os idosos com a parte alimentar, nos permite ainda maior sucesso quando o assunto é alguma questão emocional. Resgatar memórias alimentares é o mesmo que resgatar o passado, a memória afetiva associada com algum período que já estava esquecido, mas que é tão importante recordar.


Às quintas-feiras, com o apoio da cozinha e da nutrição, é possível fazer com que eles interajam em várias etapas do processo, desde a manipulação dos alimentos até a decoração de algum prato.



O processo de escolha é feito com a escuta dos desejos dos idosos, datas festivas, pratos sazonais, regionais e procurando intercalar receitas doces e salgadas. Importante lembrar que sempre são levados em consideração os quadros patológicos e a aceitabilidade deles.


Com o passar das semanas, podemos perceber que surgem demandas mais espontâneas e mais vontade de participar desse momento tão querido. Com isso, o ciclo de amizade e aproximação cresce. As famílias também podem perceber maior interação entre todos.


De certa forma, também podemos perceber que o aumento da apetência, isto é, da vontade de ser alimentar, que vêm crescendo e com isso, a melhora significativa dos quadros nutricionais e de saúde, o que automaticamente, diminui o quadro de doenças relacionados com a alimentação e também, questões emocionais e afetivas.


Quando falamos de alimentação, falamos de paladar de conforto, de resgate, de memórias, de histórias... muitas vezes esquecidas com o passar do tempo.


A Cozinhaterapia é, sem dúvidas, um diferencial! Uma terapia comportamental que faz com que nossos idosos sejam parte do nosso processo de acolhida, de evolução e de amor!



©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing