Dra. Alessandra Vianna: A nova advocacia


O isolamento social decorrente da Pandemia Covid-19 impactou profissionais de todas as áreas mundialmente e, na Advocacia este impacto pôde ser sentido desde os primeiros dias do Decreto de estado de calamidade pública.

O fechamento inicial dos escritórios, a suspensão dos prazos processuais, a adoção do trabalho em home office, a necessidade de famílias e de advogados se adequarem suas casas para receberem as demandas que, antes eram atendidas nos escritórios, em meio às incertezas dos dias seguintes, trouxe uma instabilidade nas atividades jurídicas por todo o Brasil.

Duas opções nos foram colocadas: uma delas foi a de sentar na sala de casa, assistir filmes e séries, discutir sobre política e aguardar os dias, os meses e, mesmo, o ano de 2020 passar sob os nossos olhos, procurando relacionar a queda no faturamento do escritório e a escassez de clientela com a Pandemia Covid-19; a segunda opção e, talvez, a mais desafiadora foi a sensibilidade de captar que este era o momento de crescer e se diferenciar num mercado nacional com mais de 1 milhão e 100 mil advogados e, conceber uma NOVA ADVOCACIA.

Neste cenário de crise e incertezas surgiu a oportunidade para o Advogado se destacar num novo cenário que, apenas foi antecipado com a Pandemia Covid-19, com valores para uma gestão de impacto na excelência, na qualidade do serviço prestado e no gerenciamento do negócio, buscando a conquista e fidelização de clientes sob aspectos jamais pensados pelo advogado – profissional que é preparado pela Graduação unicamente para litigar em Tribunais e atuar em processos.

Com nossas portas fechadas em 18 de março até início de outubro passado, o Reinventar-se foi algo muito além da necessidade de sobrevivência ao mercado da Covid-19, foi consequência natural de uma visão global e empreendedora aliada à atuação de uma advocacia preventiva, na qual atuamos há mais de 12 anos.

E, assim, na busca pela diferenciação nesta oportunidade, o Vianna Advogados criou uma Nova Advocacia com a qual, detalhada neste momento, espera contribuir como exemplo para alavancar profissionais dispostos a gerenciar e conceber o seu escritório como uma empresa a ser administrada.

Adotando um modelo de advocacia especializada, trabalhando com temas específicos e problemas complexos, que necessitam de relacionamento constante e proximidade com o cliente investiu num atendimento humanizado e artesanal, concebendo o cliente como único em seu tratamento e disponibilização integral de toda a técnica, estrutura, tempo e qualidade para atender as suas dores e, assim, atingir suas expectativas, e superar suas necessidades iniciais.

A realização de parcerias com escritórios especializados em diversas áreas do Direito, em praticamente todos os Estados Brasileiros, e em Coimbra e Lisboa, com parceria em Madrid, conduziu o Vianna Advogados à prestação de um serviço diferenciado em consultoria jurídica com a máxima excelência.

A adoção de tecnologias digitais foi apenas um dos pilares que sustentou as mudanças neste novo momento da Advocacia. Passou-se a realizar o atendimento ao cliente, em qualquer lugar do Brasil e, na Europa, por meio da Teleconsulta Jurídica, passando a estar mais próximos e disponíveis ao cliente, com redução de tempo e custo para todas as partes.

As plataformas de videoconferência se tornaram as preferidas de todos os advogados colaboradores, e o número de participação em Congressos nacionais e internacionais, Simpósios, Webinars e lives também cresceram consideravelmente.

A adoção de um sistema de gestão interno impulsionou o crescimento dos negócios, organizando os processos, melhorando o relacionamento com os clientes e com os colaboradores. O software jurídico combinou inteligência artificial, informação e gerenciamento de dados, fornecendo os recursos que a advocacia precisava para tomar as melhores decisões na gestão do escritório.

Processos Internos e Mudança Cultural Organizacional também foram possíveis graças ao confinamento e ao trabalho em Home Office e, assim, construiu-se uma Política de Compliance do Vianna Advogados, que dentre várias ferramentas possui um Manual de Ética e Condutas Internas e o Manual de Relacionamento com Clientes.

Novos tempos demandam do Advogado um conhecimento intenso em gestão, estratégias empreendedoras, marketing jurídico, produção jurídica, gestão de equipes, controle financeiro e, especialmente, contínua aprendizagem. Habilidades de negociação, mediação de conflitos, empreendedorismo, liderança também são requeridas na Nova Advocacia.

O Advogado que não aproveitou este momento para acompanhar as mudanças, se ainda não fechou suas portas, invariavelmente, irá fechar. Será uma corrida contra o tempo atrás de aperfeiçoamento e aprendizado para acompanhar as mudanças.

Este foi o momento do Advogado se posicionar no seu nicho de atuação. Hora de compreender o que seu cliente busca e o que ele tem a lhe entregar, revisando toda sua estrutura física, humana e tecnológica.

A Nova Advocacia vende experiências aos seus clientes e, estes, estão proativos, participativos, críticos e querem qualidade e, portanto, temos que ser muito além de advogados em Tribunais, temos que ter a compreensão global do nosso negócio, o conhecimento de uma gestão estratégica e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, negociáveis, e de rápidas soluções com Excelência ao Cliente, pautada nos princípios da ética e transparência.





Posts recentes

Ver tudo

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing