Neste tempo sombrio de Covid-19, onde somos informados pela grande mídia sobre o avanço desta pandemia pelo mundo e pelo Brasil, até chegar aqui, pertinho de nós, somos desafiados a conviver com tudo isto, isolados em nossas com nossos familiares, sem poder ao menor ir às nossas Igrejas para rezar e se sentir mais protegidos e consolados por Deus.
O novo coronavírus é mais um sinal dos tempos para nós: de um mundo que sofre em sua natureza devastada impiedosamente pelo homem; de seres humanos que não são mais vistos pela sociedade (os pobres, os marginalizados, os doentes, os encarcerados, os discriminados); e de um Deus que não é mais sentido no coração humano, resultando como consequência toda sorte de pecados e maldades que uma pessoa pode cometer (violência, guerras, corrupção, preconceitos, mortes, confusão e o caos).
Está vindo um novo mundo, assim esperamos que o mundo entenda este sinal, de que a humanidade precisa mudar, se transformar, para mudar toda esta triste realidade que o mundo vive. Enquanto Deus não reinar em nossos corações, vamos permanecer no egoísmo, na intolerância, nos erros, na falta de sensibilidade e solidariedade para com os que sofrem.
Esperamos que esta quarentena de isolamento social nos faça perceber a grande vulnerabilidade do ser humano. E o quanto nós estávamos afastados de nós mesmo e dos que convivem conosco.
Vamos celebrar a Páscoa, que quer dizer "passagem". Vamos nos comprometer com Deus em fazer nós também a nossa passagem para um mundo melhor. Assim como Cristo venceu a morte, nós também iremos vencer. Vamos renascer para uma vida plena.
Com a ressurreição de Jesus começa uma nova criação, uma nova dimensão de fé e de esperança, traduzido em vida, dignidade e amor. Aquele que olha para as coisas que o cercam com um olhar de fé consegue enxergar o mundo de forma diferente e caminha sem perder a confiança. É uma esperança, uma certeza, que não pode ser abafada, porque está apoiada no Cristo ressuscitado.

Por Padre André Luiz Garcia
Padre da Diocese de Itapetininga,
Chanceler do Bispado e
Pároco da Paróquia Bom Jesus de Alambari