Gente de Itapê: Cidade Solidária

Atualizado: Out 22

Itapetininga conta com várias e boas instituições sociais, educativas, beneficentes, trabalhos voluntários e solidários. O itapetiningano apoia, sempre, as boas atitudes e cada um tem uma prioridade: a causa animal, os idosos, as crianças, o meio ambiente... enfim, podemos ter gratidão e afirmar que nossa cidade é solidária!


Abordamos alguns destaques mas existem muitos outros que merecem nossa atenção e ajuda.


Henry Carlos de Almeida: o Cacaio


Desde os tempos da Upani - o grupo “Unidos para Ajudar Nossos Irmãos”, nascido dentro do Instituto Imaculada Conceição, até hoje Cacaio não parou...


Aos fins de semana, podemos encontrá-lo nas praças da cidade, em contato com moradores de rua, com ações de alimentos, roupas ou mesmo uma conversa de orientação - a quem desejar.



Cacaio merece nossa admiração e reconhecimento!



Lar São Vicente de Paulo

O Lar São Vicente de Paulo de Itapetininga iniciou suas atividades em agosto de 1912, há 108 anos, portanto - sendo a organização mais antiga em atividade na cidade.


Sempre gerido por vicentinos com o propósito de abrigar idosos carentes e abandonados por seus familiares, atualmente está em excelente condição, com uma gestão profissional, cujo foco é o bem-estar dos 85 idosos abrigado.


Em 2016, recebeu visita histórica do Presidente Internacional da Sociedade São Vicente de Paulo, Renato Lima.


Atualmente, o Lar Itapetininga é considerado um dos melhores do Brasil em qualidade de vida para os idosos.



UIPA é Top!

A UIPA de Itapetininga transformou-se em referência na proteção dos animais, na qualidade de serviços e, finalmente, em modelo de atividade voluntária - com responsabilidade.


Muitos até confundem a ONG com uma empresa privada ou com as boas repartições públicas.


O reconhecimento já superou as fronteiras da cidade e é um modelo para outras organizações similares.


A UIPA, ainda, é uma referência de apoio a outros protetores independentes - e não poupa esforços para compartilhar ajuda com os demais protetores.



CVV: Setembro Amarelo é o ano inteiro

Em Itapetininga há mais de 1 ano, com 22 voluntários, o CVV é um serviço dedicado à saúde emocional.


Através do telefone 188 (gratuito para todo o Brasil), e-mail e chat pelo site www.cvv.org.br, as pessoas que desejam conversar são atendidas por voluntários treinados, respeitando o sigilo e o anonimato de quem liga.


Os voluntários de Itapetininga também estão preparados para palestras em escolas e empresas, gratuitamente - por ora, sob a forma de videoconferências.


A rede CVV conta com cerca de 4000 voluntários no país; para ser voluntário é preciso ter no mínimo 18 anos e passar por um treinamento de formação de voluntários. Para saber mais sobre o curso, envie uma mensagem de texto para o WhatsApp (15) 98162-1671.



GAADI: exemplo para o Brasil

O GAADI (Grupo de Apoio à Adoção em Itapetininga) é um lar que abriga e cuida, hoje, de crianças e adolescentes entre 0 e 16 anos. A casa conta com quartos e cômodos suficientes, mas a área externa e de lazer está precisando de reparos urgentes nos muros, visando à proteção das crianças que lá se encontram e na manutenção dos brinquedos que foram doados há muito tempo.


Parte do muro que cerca a construção recentemente desmoronou, chamando a atenção para a urgência do reforço de toda a estrutura, mas infelizmente, o GAADI não possui recursos financeiros para a obra, especialmente nesse período de pandemia, onde as despesas aumentaram significativamente e as principais fontes de arrecadação de recursos (bazares de garagem e eventos) estão a meses suspensas.


Assim, a diretoria conta com a ajuda de todos na vakinha virtual - clique aqui e você poderá contribuir com qualquer valor.



Calil e Nêta Bueno: ‘‘fazer o bem sem olhar a quem’’

Ele reúne os "Amigos", e ela, as "Boazinhas" - esta alcançando 20 anos de atividade solidária.


O casal recebe o reconhecimento da comunidade pela simplicidade e retidão com que construíram suas vidas, sempre com campanhas de arrecadação de alimentos, doces, cadeiras de rodas ou camas de banho...


Boazinhas e Amigos: fazem Itapê ser mais Solidária!


©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing