Geraldo Toledo: Esperança

Acredite em si mesmo em qualquer circunstância,

pois você é o principal responsável pela sua felicidade.


AMARGAS

Ufa! Pandemia, quarentena, máscara, distanciamento, isolamento social, fique em casa, corona, Covid, esperando a vacina... Passamos, em 2020, por dias sombrios, ameaçadores, assustadores... e, ainda paira no ar uma nuvem que nos deixa preocupados.


NOVO

Vem agora 2021! E vamos recomeçar. Iniciar algo novo é um ato de esperança e fé. Prosseguir, agir e reagir, também. Fé nas possibilidades, e esperança na realização e nos bons resultados do porvir, apesar das incertezas da vida. Daí, escrevo nessa edição da TOP que devemos ter muita fé e esperança – até porque, de qualquer jeito, fé e esperança têm de ser, sempre e a todo tempo, cultivadas.


FRENTE

E sigamos nosso caminho. Não numa perspectiva de espera alienada ou polianesca, mas porque, mesmo para indignar-se com o que deve ser mudado, é preciso fé e esperança, lúcidas e conscientes, no poder e na possibilidade de mudar, apesar das dificuldades. Empenho, esforço, desgaste, luta… também fazem parte, claro. Em tudo que se faça, da mais singela opção individual diária aos maiores arrojos da humanidade, em algum momento, foram e são a fé e a esperança que fazem prosseguir numa ideia, num projeto e, assim, em toda a existência.


ACREDITAR

Levantar-se da cama todas as manhãs ou, muito bom, depois de um descanso numa cama ou numa rede, no fundo no fundo, é um ato de fé e esperança de que há algo a ser feito, que pode ser feito e que vale a pena ser feito. O simples escolher um prato num restaurante, ainda que se tenha referências prévias, requer fé no “chef”, além da esperança, incerta, de que deliciosas experiências sensoriais se aproximam, ou, no mínimo, que não se esteja a caminho de uma infecção alimentar.


HORIZONTE

Todos devemos ter sempre em mente que dias melhores virão. Afinal, tudo que passamos servirá de aprendizado para um belo dia olharmos para trás com um sorriso no rosto, felizes por termos chegado exatamente onde queríamos. Fazer desse pensamento otimista um hábito pode mudar nossas vidas.


POSITIVO

São muitos os tumultos e percalços da vida. Este ciclo de qual não sabemos o dia de amanhã, requer que nunca percamos a esperança. Por mais difícil que seja a jornada hoje, alguém acima de nós torce para que tudo dê certo.


COTIDIANO

Estamos sendo constante e intensamente atingidos por enxurradas de notícias e informações trágicas sobre corrupção e fraudes políticas, crise econômica, insegurança, atos de barbárie e atrocidades cometidos ao nosso redor, quando não contra nós mesmos, e tudo o mais que cada qual poderia aqui acrescentar. Acontecimentos surreais por vezes. Assim, o que não pode acontecer é que nos deixemos superar pela ideia, muito conveniente por sinal aos que querem deixar tudo como está, de que não tem jeito, não tem solução. Temos de manter a capacidade de indignação, que é diferente de apenas andar a queixar-se das coisas. E sem cultivar a esperança, perde-se a capacidade de indignação.


RESILIÊNCIA

Seja nos protestos nas ruas, seja em denúncias nos órgãos públicos, seja pela imprensa. Seja nas urnas. Seja na conduta de cada um que, no seu dia a dia não cultue, não engrandeça, não aplauda ou não bajule exatamente aqueles cujo agir mais gera a indignação, seja em que esfera e por que razões forem.


NÓS

Quer no planeta, no Brasil e em nossa querida Itapetininga, todos nós temos a responsabilidade na construção de dias melhores – não podemos esquecer de cultivar a fé e a esperança. Não procuremos forças no céu ou ao nosso redor, mas sim em nosso interior. Nunca perca sua fé pois é ela que lhe dará a força necessária para encarar os momentos mais difíceis. Você pode tudo! Acredite. E espero que você caro leitor, confirme isso em sua vida.


O sol brilha para todos. Mesmo que sua vida pareça uma estação chuvosa, não perca as esperanças. Continue. Lá na frente o sol estará esperando, brilhando por você, não fique estacionado na tempestade.






por Geraldo Toledo









©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing