Gisele Camargo Rodrigues: Acreditando na pesquisa para um mundo melhor!


Com o certificado do prêmio ITS. Entre as 50 do mundo!

“Orgulho de Itapetininga!” É o que a jovem fisioterapeuta Gisele Camargo Rodrigues demonstra ao compartilhar sua felicidade pela conquista de uma importante premiação do meio acadêmico.


Gisele foi aluna do Sesi Itapetininga durante toda sua formação. “Sou 'filha' do Sesi, onde cursei do Ensino Fundamental até concluir o Ensino Médio”, conta, com satisfação.


Foi cursar Fiosioterapia no campus de Santos, da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; seguiu no campo da pesquisa com mestrado na UFRJ. Passou 14 meses na Trinity College Dublin (TCD), em Dublin, na Irlanda, pelo programa Ciência sem Fronteiras. Seu doutorado já está nos planos... provavelmente vá para o exterior.


Aliás, Gisele não poupa: “O Brasil precisa investir (muito mais) em pesquisa!”, alerta.


A premiação foi uma motivação dos seus orientadores do mestrado, que resultou em uma importante conquista acadêmica, a colocando no seleto grupo de apenas 50 pesquisadores do mundo! O International Trainee Scholarship (ITS) é voltado a reconhecer projetos apresentados no American Thoracic Society – o maior congresso de pneumologia, terapia intensiva e cirurgia torácica do mundo.


Sua área de pesquisa avalia o impacto da obesidade no principal músculo da respiração: o diafragma. Tema ainda mais importante em tempos de pandemia, onde o impacto no sistema respiratório é a causa da grande maioria dos óbitos.


Aliás, fica o alerta: “a obesidade é considerada uma pandemia; que é fator de risco de outra pandemia - a Covid-19”.


O mundo precisa de pesquisadores como Gisele! E a nossa cidade está orgulhosa de ter uma conterrânea contribuindo para um mundo melhor.


A água da Sabesp que ela bebe, a escola do Sesi que a formou e, talvez, os bolinhos de frango estejam conspirando a favor!



"Devo tudo aos meus pais!"

E gratidão não lhe falta. Está onde está graças ao apoio dos pais, Waldecléia e Gentil, que investiram e sempre acreditaram que a educação é o melhor caminho para a filha.

Parabéns, Gisele!









©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing