Sindicato Rural de Itapetininga: 55 anos fazendo parte da história do município

Itapetininga tem sua tradição e sua história fortemente ligadas ao campo. O próprio início de vida do município se deu pelo tropeirismo, através das caravanas em seu longo trajeto entre o Sul do Brasil e a então Vila de Sorocaba, que tinham, nestas terras, o ponto obrigatório de parada e descanso.


Posteriormente, entre as várias culturas desenvolvidas, destacou-se o algodão. Com o advento da imigração, houve grande diversificação na produção. A agricultura e a pecuária formaram sempre a grande base do desenvolvimento de Itapetininga.


A antiga Associação Rural de Itapetininga, por muito tempo, representou esse principal segmento da economia. Foi sucedida pelo Sindicato Rural de Itapetininga. Vale lembrar que, por força de decreto presidencial, todas as Associações Rurais do Brasil foram extintas ou transformadas em entidades sindicais.


Assim foi fundado o Sindicato Rural de Itapetininga, reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, através da Carta Sindical expedida em 12 de outubro de 1965.


Torna-se imprescindível destacar a condição do Sindicato Rural de Itapetininga, de entidade sindical de primeiro grau, sem fins lucrativos, constituído para fins de estudos, coordenação, defesa e representação da categoria econômica dos ramos da agropecuária e extrativismo rural, inspirando-se na solidariedade social, na livre iniciativa, no direito de propriedade, na economia de mercado e nos interesses do País.



Joaquim Aleixo Machado
Floriano Peixoto Villaça

A diretoria da época da fundação, sob a presidência do saudoso Joaquim Aleixo Machado, registrou intensa dedicação para a prosperidade e grandeza da entidade iniciante, que teve como seu 2º presidente o também saudoso Floriano Peixoto Villaça.


Na sequência, foi eleito o atual Presidente Amauri Elias Xavier, que com os demais membros da diretoria, vem administrando a entidade de forma exemplar, procurando atender da melhor forma possível aos interesses de aproximadamente 700 associados.


O Sindicato Rural de Itapetininga é filiado à FAESP - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, sendo considerado um dos maiores e mais atuantes sindicatos rurais do Estado de São Paulo.


Desde 1994, mantém convênio com o SENAR-AR/SP - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do qual, são realizados cursos de formação profissional rural, de promoção social, programas e outros eventos destinados à participação gratuita de produtores, trabalhadores e familiares. O convênio já proporcionou, até 2019, 1.695 ações, que contaram com 82.184 participantes em 65 bairros do município de Itapetininga. O Programa “Jovem Agricultor do Futuro” é mais uma ação viabilizada através deste convênio, onde, nos últimos 14 anos foram formadas 45 turmas com o total de 1.253 jovens concluintes.


Recentemente, o SENAR-AR/SP disponibilizou o curso “INDICAM - Inclusão Digital no Campo”, com o objetivo de incentivar e preparar as pessoas do meio rural para utilização dos recursos oferecidos pela informática - Itapetininga foi um dos pioneiros no Estado.



Em imóveis próprios no centro de Itapetininga, o Sindicato Rural conta com aproximadamente 1.300 metros quadrados de área construída, que abriga a sede social, ambulatório e estacionamento, com modernos equipamentos de informática e, principalmente, uma equipe de colaboradores muito bem preparada, capaz de atender com plena eficiência os produtores rurais associados. Essa equipe é liderada há vários anos pelo funcionário Reginaldo Morais - Gerente Administrativo e Financeiro, que iniciou suas atividades na entidade em 1995 por meio do Instituto Educacional Guarda Mirim de Itapetininga.


‘‘As atividades do Sindicato Rural de Itapetininga unem e fortalecem os produtores rurais.”

Entre os principais serviços oferecidos aos associados, estão:


Departamento Contábil e Pessoal

Elaboração de declarações de ITR-Imposto Territorial Rural e de Imposto de Renda; inscrição em órgãos governamentais para obtenção de nota fiscal de produtor rural; inscrição, alteração e atualização de dados cadastrais junto ao INCRA; escrituração de Livro Caixa; administração da folha de pagamento com o recolhimento dos encargos para mais de 200 empregadores rurais que empregam em torno de 500 trabalhadores, entre tantos outros serviços que o produtor rural precisaria recorrer a um escritório de contabilidade.


Departamento Jurídico

O associado tem à sua disposição experiente advogado para orientações gerais, principalmente nas áreas trabalhista e previdenciária, além de elaborar contratos de arrendamento, de parceria, de comodato, recursos e outros documentos.


Departamento Agropecuário

O Sindicato dispõe, em sua sede, de técnico agropecuário para orientações técnicas, análises de solo e cotações de produtos agropecuários. Por meio do sistema GEDAVE, emite GTA - Guia de Trânsito Animal, Declaração de Vacinação de Aftosa e Brucelose junto ao Escritório de Defesa Agropecuária e mais recentemente, o Controle do Uso de Agrotóxicos. O técnico ainda pode visitar imóveis rurais para levantamento topográfico por meio de GPS, para fins de planejamento das atividades a serem desenvolvidas na propriedade. O Departamento conta com Médico Veterinário para orientações na sede do Sindicato, além de desenvolver importante trabalho de vacinação de bovinos e bubalinos contra brucelose, no sistema de mutirão nos bairros.


Departamento de Convênios

Além de administrar as atividades relacionadas ao SENAR-AR/SP, disponibiliza aos associados e dependentes melhores condições na contratação de plano de saúde. Mantém convênios com várias empresas e profissionais das áreas da saúde, rural e outros de interesse dos associados, proporcionando entre 5% a 50% de desconto. O associado também tem à sua disposição caixa postal na sede do Sindicato para recebimento de correspondências.


Ambulatório

Muito bem estruturado, proporciona atendimentos com Dentista, Psicóloga, Médicos Oftalmologista, Clínico Geral e Pediatra.

O Sindicato Rural ainda realiza palestras, Dias de Campo e outros eventos com o objetivo de transmitir conhecimentos técnicos aos produtores rurais, capacitando-os para o aumento da produtividade e renda no campo.

Dentre inúmeras atividades promovidas para fomentar o agronegócio de Itapetininga e região, entre os anos de 1994 e 2017 o Sindicato Rural promoveu, com grande sucesso, a EXPOAGRO - Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Itapetininga, tendo nesse período priorizado a realização de eventos técnicos, transformando o evento em referência em todo o Estado de São Paulo.


O Sindicato Rural está sempre atento na permanente defesa da classe produtora rural. Em atenção às justas reivindicações, tem intercedido junto às autoridades competentes relacionadas ao setor agropecuário, visando a solução dos inúmeros problemas que afligem constantemente aqueles que militam no campo.


Prestar bons serviços, aprimorar o conhecimento técnico e oferecer melhores condições aos seus associados. Esta é a missão do Sindicato Rural de Itapetininga, que tem orgulho de, no seu 55º aniversário, continuar escrevendo as linhas mais produtivas da história do município de Itapetininga, que celebra os seus 250 anos.



Atual Diretoria e sua equipe de colaboradores



©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing