Solidariedade

Entre muitas competências TOP que o povo de Itapetininga

tem uma das mais nobres é a Solidariedade.


TODOS

Além das pessoas que se doam para ajudar ao próximo, quer individual, em grupos e muitos anônimos, a cidade tem muitas instituições que ajudam, auxiliam, confortam e atendem pessoas carentes e não privilegiados. Entre elas a Casa Rais, onde são ofertadas camas, cobertores, refeições diárias, televisão, lavanderia, espaço para atividades e local adequado para animais de estimação. No espaço de acolhimento os moradores em situação de rua também podem receber atendimentos médicos, psicólogos e de assistência social.


MAIS

Também temos o SOS com atendimento de serviço social para análise das necessidades emergenciais. No Jardim Bela Vista, a Casa Espírita Doutor Bezerra de Menezes oferece um suculento sopão há várias décadas. A Paróquia de São Roque oferece café da manhã e almoços. A Igreja Presbiteriana do Jardim Itália oferta, sempre às quartas-feiras, banhos, barbearia, roupas lavadas, jantar e estudo da palavra a pessoas em condição de rua.


VALORIZAÇÃO

Itapetininga conta com os serviços do Centro de Valorização da Vida (CVV), criado na cidade em 2019, busca trazer o diálogo constante e a conscientização. Busca dar apoio emocional e prevenção ao suicídio. A pessoa pode conversar com um voluntário ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.


CRIANÇAS

Além de inúmeras creches, temos o projeto assistencial no Lar das Meninas 'Célia Tereza Rodrigues Soares Hungria', a Casa da Criança São Vicente de Paulo. A Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (ANSPAZ) desenvolve um trabalho de (re)inclusão e educação social e espiritual com crianças, adolescentes e adultos em situação de risco, inclusive toxicodependentes e pessoas que buscam um novo sentido para suas vidas.


IDOSOS

Temos o Lar São Vicente de Paulo de Itapetininga que iniciou suas atividades como entidade asilar em 04 de agosto de 1912.


NOBRE

Ao contrário do que muitos acreditam, a atitude de solidariedade não diz respeito apenas a ajudar os mais necessitados financeiramente. Até mesmo as pessoas mais abastadas podem precisar do voluntariado. A solidariedade é um dos atos mais nobres e humanos no mundo em que vivemos.


DOAÇÃO

Com certeza, você deve ter em seu guarda-roupa alguns itens que não são mais usados. Então, que tal dar um destino muito mais útil a eles? Procure instituições que recebam doações e ajude quem precisa.



Se você domina essas competências,

pode saber que você é solidário.

Afinal, antes de se doar ao próximo, é importante

se conhecer e estar bem consigo mesmo.



Por Geraldo Toledo






Posts recentes

Ver tudo

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing