Unimed Sul Paulista e as responsabilidades de uma Cooperativa de Saúde



A chegada das primeiras notícias do coronavírus à região de Itapetininga desencadeou a execução de um 'Plano de Contingência' que já vinha sendo elaborado com três meses de antecedência.


A Unimed Sul Paulista é uma cooperativa com sede em Itapetininga e área de atuação em 11 cidades; reúne cerca de 130 médicos cooperados e credenciados, mais de 380 colaboradores, diversos Recursos Próprios, destacando-se o Hospital 'José Dantas Silva Filho'.


São cerca de 30.000 beneficiários dos serviços Unimed Sul Paulista – entre clientes diretos ou repassados de outras cooperativas congêneres.


Plano de Contingência

Em meio às graves notícias disseminadas por onde o COVID-19 passou no mundo, as expectativas da cooperativa local despertam muita apreensão.


Com esta apreensão um Grupo de Contingência de Crise foi instalado. O Grupo reúne, diariamente, líderes dos mais diversos setores de assistência à saúde: direção administrativa, compras, enfermagem, higienização, controle de infecção, qualidade, farmácia, comunicação, hotelaria, governança e, obviamente, equipe médica.


Em todas as reuniões diárias, um repasse de situação em todos os setores, revisão de estoque de EPIs, medicamentos e suprimentos em geral.


Entre diversas outras providências, o Grupo de Contingência efetivou a instalação de uma Tenda na área externa do Hospital para atendimentos dos casos suspeitos de Coronavírus, iniciado 19/03/2020, onde atuam 4 equipes multiprofissionais, em plantão 24h. Derivam, ainda, mudanças do fluxo de circulação nas áreas do hospital, diminuição de visitas e suspensão de alguns projetos sociais.


Governança

Em seus mais de 33 anos de atividade, a Unimed Sul Paulista está vivenciando um modelo de gestão profissional. O presidente, dr. Marcos Cunha; o vice-presidente, dr. Cláudio Barsanti Wey; e a Superintendente, dra. Giselle Dominguez – com apoio dos Conselhos Técnicos e Fiscal - além de mais de uma centena de médicos cooperados estão participando de uma gestão em situação difícil, mas unidos e atuando dentro dos mais rígidos padrões preconizados pelos órgãos públicos e oficiais, como Ministério e Secretaria de Saúde.


Responsabilidades

Recursos humanos e técnicos, que agregam de médicos renomados a colaboradores do serviço de limpeza dos ambientes, da portaria aos enfermeiros, em regime de plantão, cobrindo os 7 dias da semana e as 24 horas do dia... Investimentos altos em aquisição de equipamentos hospitalares, suprimentos médicos... tudo tem apenas um propósito: o da responsabilidade da assistência médica.


Momento de agregar os 130 médicos, mais os 380 colaboradores e dezenas de fornecedores terceirizados em ritmo acelerado e propósitos comuns. Um time de mais de 500 pessoas unidas, fortalecendo a 'tropa' da Unimed Sul Paulista.


Lucas Giannola e a Dra. Giselle Dominguez
Tenda para atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios.

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing