Vivemos buscando sempre algo 'a mais' na vida... algo para preencher um vazio que nem sempre sabemos o que significa, e nem sempre temos certeza que ele existe, de fato.
Li um livro que chamou muito a minha atenção e recomendo a todos, para uma séria reflexão. Chama-se “A Parte que Falta”, de Shel Silverstein. O livro ensina que muitas vezes buscamos algo que julgamos ser o que falta para a felicidade e, quando nos deparamos com o que procurávamos, percebemos que não era 'bem aquilo' que buscávamos. Assim, vivemos a vida inteira – ou boa parte dela - andando em círculos... descontentes com o que temos.
Bom, mas o que isso tem em relação à saúde mental? TUDO! TUDO? Sim! Tudão! Cada hora, minuto e segundo em que passamos buscando a felicidade, estamos na realidade abrindo mão do hoje. Perdemos as incontáveis auroras e poentes, perdemos cada lua cheia e minguante e, mais importante, perdemos o presente... resultando em uma insatisfação pessoal, tristeza... e, sem perceber, ficamos 'amargos' e até desagradáveis.
FALTA?
Abrimos mão, inconscientemente, da felicidade, enquanto perdemos nosso tempo 'procurando' e 'resmungando', alimentados pelo sentimento de falta, alterando nossa saúde mental e social.
Questiono: será que, às vezes, o que nos faz falta não é apenas a coragem para olhar, sentir, respirar e viver, afinal, valorizar o que temos na vida presente?
Falta-nos coragem para olhar em direção ao horizonte e dar um passo à frente. Vivemos no talvez... nas possiblidades... nos incontáveis “se” e ”quem sabe” e, perdemos o foco daquilo que precisamos, invariavelmente, nos encantar em fazer: VIVER!
Vamos nos desarmar e... amar! Vamos desejar o amanhã sim, buscar o que queremos, sim, mas sem deixar de viver o hoje; sentir o hoje; se não, vem o 'amanhã' e descobrimos que o que mais faz falta é um abraço... aquele que a gente não deu ontem porque estávamos procurando o que 'faltava'... e hoje, já não podemos dar.
Que, em nossos dias... todos os nossos dias... possamos viver o 'agora' e ser feliz com o que temos! Sem deixar as 'faltas' tomarem o nosso viver.
VAMOS CONVERSAR?

Vitória Terra Miranda
Psicanalista Clínica e Comunicóloga
Atendimento a adolescentes para autoconhecimento
e melhora nos relacionamentos e questões familiares
Whatsapp: 15 98119-8145
Instagram: @psica_vitoria
Rua Nelson Suardi, 96 - Vila Nastri - Espaço Cintia Senger - Sala 2