Vitória Terra Miranda: Nunca nos sentimos completos? Qual a parte que falta?


Vivemos buscando sempre algo 'a mais' na vida... algo para preencher um vazio que nem sempre sabemos o que significa, e nem sempre temos certeza que ele existe, de fato.

Li um livro que chamou muito a minha atenção e recomendo a todos, para uma séria reflexão. Chama-se “A Parte que Falta”, de Shel Silverstein. O livro ensina que muitas vezes buscamos algo que julgamos ser o que falta para a felicidade e, quando nos deparamos com o que procurávamos, percebemos que não era 'bem aquilo' que buscávamos. Assim, vivemos a vida inteira – ou boa parte dela - andando em círculos... descontentes com o que temos.

Bom, mas o que isso tem em relação à saúde mental? TUDO! TUDO? Sim! Tudão! Cada hora, minuto e segundo em que passamos buscando a felicidade, estamos na realidade abrindo mão do hoje. Perdemos as incontáveis auroras e poentes, perdemos cada lua cheia e minguante e, mais importante, perdemos o presente... resultando em uma insatisfação pessoal, tristeza... e, sem perceber, ficamos 'amargos' e até desagradáveis.


FALTA?


Abrimos mão, inconscientemente, da felicidade, enquanto perdemos nosso tempo 'procurando' e 'resmungando', alimentados pelo sentimento de falta, alterando nossa saúde mental e social.

Questiono: será que, às vezes, o que nos faz falta não é apenas a coragem para olhar, sentir, respirar e viver, afinal, valorizar o que temos na vida presente?

Falta-nos coragem para olhar em direção ao horizonte e dar um passo à frente. Vivemos no talvez... nas possiblidades... nos incontáveis “se” e ”quem sabe” e, perdemos o foco daquilo que precisamos, invariavelmente, nos encantar em fazer: VIVER!

Vamos nos desarmar e... amar! Vamos desejar o amanhã sim, buscar o que queremos, sim, mas sem deixar de viver o hoje; sentir o hoje; se não, vem o 'amanhã' e descobrimos que o que mais faz falta é um abraço... aquele que a gente não deu ontem porque estávamos procurando o que 'faltava'... e hoje, já não podemos dar.

Que, em nossos dias... todos os nossos dias... possamos viver o 'agora' e ser feliz com o que temos! Sem deixar as 'faltas' tomarem o nosso viver.


VAMOS CONVERSAR?


Vitória Terra Miranda

Psicanalista Clínica e Comunicóloga


Atendimento a adolescentes para autoconhecimento

e melhora nos relacionamentos e questões familiares

Whatsapp: 15 98119-8145

Instagram: @psica_vitoria

Rua Nelson Suardi, 96 - Vila Nastri - Espaço Cintia Senger - Sala 2






©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing