Prof. Villa responde, em Itapetininga!

O que aconteceu em 1930 / 1932?

O que aconteceu em 1964?

O que aconteceu em 2018?

Qual o papel de Itapetininga na história?

O que será do ‘novo Brasil’?

Um dos mais polêmicos historiadores do Brasil, Marco Antonio Villa, estará em Itapetininga no próximo dia 23 de abril, onde vai ministrar palestra, às 19h30, no auditório das Faculdades-FKB.

Renomado historiador e, como ele diz, “estou jornalista; sou historiador. Escrevi mais de 30 livros. Apenas, estou jornalista”, explica.

Ele se refere ao jornalismo pela jornada na mídia, que inclui de programas de TV, onde é um dos mais requisitados da TV Cultura, com incursões na Globo News Painel, Jornal Nacional (Rede Globo), além de diversos jornais do Brasil e do exterior e, destaque maior, como o comentarista mais aclamado na rede de rádios Jovem Pan em todo o Brasil. Na região de Itapetininga, seus comentários podem ser ouvidos diariamente no Jornal da Manhã, das 7h30 às 10h, na Jovem Pan Sul Paulista FM 88,9.

Marco Antonio Villa recebeu nossa equipe nos estúdios da emissora em São Paulo para entrevista exclusiva para a Revista Top da Cidade e para depoimento à Rádio Jovem Pan Sul Paulista, antecipando o que pretende falar durante sua palestra em nossa cidade.

Prof. Villa é um estudioso do Golpe de 30 – quando o gaúcho Getúlio Vargas derrubou o itapetiningano Julio Prestes, eleito para Presidente da República, mas impedido de assumir - há muitas interpretações sobre esse episódio marcante e ainda pouco esclarecido da história do Brasil. O palestrante vai tocar nessa “ferida”. Sobre o assunto, ele tem conhecimento. São 3 livros publicados: A revolução de 1932: Constituição e cidadania, Breve História do Estado de São Paulo e 1932: imagens de uma revolução.

A repercussão a seus comentários já superou a marca de 900.000 seguidores nas redes sociais, multiplicando o acesso às suas análises e opiniões, sempre muito contundentes.

Prof. Villa é um jornalista que possui o dom da palavra, principalmente por estar sempre muito bem informado, tendo “fontes” importantes nas três esferas de poder da República.

Ele falará sobre o interior de São Paulo, também com muito conhecimento, uma vez que é nascido em São José do Rio Preto, formado em História pela USP - Universidade de São Paulo, onde também obteve os títulos de Mestre em Sociologia e Doutor em História. Foi durante trinta anos professor universitário.

Hoje é considerado um dos maiores conhecedores da História Política do nosso país com seus mais de 30 livros publicados, alguns dos quais tornaram-se best-sellers e referências bibliográficas para o estudo da História do Brasil nos séculos XIX, XX e XXI. Muitos de seus livros são citados em teses universitárias no Brasil, Europa e Estados Unidos. 

Figura conhecida nos meios de comunicação, acadêmico com linguagem de alcance transversal, seu público de palestras compreende empreendedores, sindicatos e federações de empresários e trabalhadores, profissionais liberais, estudantes e todos aqueles que se interessam por política, história, economia e cultura do Brasil.

            Entre os assuntos “espinhosos”, prof. Villa falará em Itapetininga sobre a situação institucional do país, com as frequentes crises entre Congresso Nacional, Poder Executivo e Supremo Tribunal. Abordará, também, o federalismo e as diferenças históricas entre norte/sul do país.

Por fim, prof. Villa estará abordando este “novo Brasil” que desperta com uma nova realidade, novos compromissos sociais, reforma previdenciária e um novo governo que sustenta-se em um novo pacto político.

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing