Projeto: Cada Gota Vale

O projeto 'Cada Gota Vale' é um trabalho desenvolvido em nosso município há pouco mais de 6 meses, alcançando alunos da rede municipal de ensino. O maior objetivo é mais do que coletar óleo usado, e sim ser um agente de conscientização ambiental, “essa visão que temos tentado passar nesse tempo de trabalho”, diz Adonis de Jesus, criador do projeto.

 

O trabalho vem sendo desenvolvido pela equipe da empresa ECO MANÁ em parceria com a Prefeitura de Itapetininga através da Secretaria do Meio Ambiente; que coletam e destinam de maneira correta o óleo de cozinha, que na maioria das vezes é descartado em lugares impróprios.
O lema 'Cada Gota Vale' expõe a ideia de que até o menor conteúdo de resíduo é muito, se descartado em locais irregulares.

 

Em 2017 o projeto foi apresentado a 20 escolas municipais onde a equipe gestora do projeto atua executando a educação ambiental, trazendo informações de maneiras lúdicas e dinâmicas para esse assunto, cada escola que recebe o projeto é contemplada com o ECOPONTO, tornando-se assim um ponto de coleta disponível à população do bairro correspondente a unidade escolar. 

 

De acordo com a Sabesp, cada litro de óleo despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. E principalmente pode causar o entupimento da rede de esgoto ao agir como aglutinante de lixo indevidamente jogado no vaso sanitário ou pia, além de impermeabilizar o solo e gerar mau cheiro quando descartado de maneira inadequada.

 

Existe um Ecoponto no Centro Cultural, no centro da cidade; para saber mais, acesse o Facebook.com/ecomanaitape, ou pelo tels (15) 3272-8981.
“Acreditamos que este projeto trará uma iniciativa sustentável através da sociedade, com a importante missão de colaborar para um futuro melhor no nosso município”, finaliza Adonis.

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus