MUITO ALÉM DO SOTAQUE CAIPIRA:

O que une nossa Itapetininga ao Texas?

Marcos Moreti e Eduardo Motta

Um povo simples, muita agricultura e aquele bom e velho sotaque caipira. Essas são características que descrevem bem nossa Itapetininga ou o distante Texas, nos Estados Unidos. Porém, atualmente algo vem unindo ainda mais esses dois povos: o churrasco.

 

É que o American BBQ, o churrasco americano, vem ganhando adeptos aqui em nossa cidade. Ao contrário do nosso churrasco, com grelhas e carvão, no American BBQ o modo de cocção das carnes é feito no interior de uma churrasqueira (também chamada de smoker) batizada de ‘pit’. Dentro dela, a carne não é cozida, mas defumada à base de madeira de pinho ou de frutas cítricas.

 

O Maestro Burger & Grill é um dos pioneiros a oferecer essa experiência aqui em Itapetininga. Lá são servidos diversos pratos de churrasco americano, entre eles a costelinha de porco com molho barbecue, um dos mais pedidos da casa. Tudo preparado artesanalmente sob os cuidados da chefe de cozinha Fernanda Balista.
“Vai muito tempero, muito cuidado na hora de limpar a carne e muitas horas no ‘pit’. Durante a defumação é preciso sempre ficar atenta à temperatura: não pode ser nem um pouquinho a mais ou a menos, precisa ser perfeito”, explica a chefe.

 

Após temperada, a costelinha fica entre seis a oito horas no ‘pit’ dependendo da maciez da carne. Depois de muita fumaça, o resultado é uma peça que desfia facilmente dos ossos. O molho barbecue, preparado na cozinha do Maestro, é colocado na hora de servir, dando um toque agridoce que combina perfeitamente com o forte sabor da carne. 

 

Ao trazerem um pouquinho do Texas para Itapetininga, sobra orgulho para os empresários do Maestro, Eduardo Motta e Marcos Moreti. “É gostoso saber que estamos contribuindo com a cidade, trazendo novidades e coisas boas. Nosso churrasco americano não se restringe às costelinhas, temos também almondegas, costela bovina, hambúrguer defumado, tudo seguindo o mesmo conceito. Aliás, em breve teremos como novidade um dia de defumados, para todos aqueles que são apaixonados por churrasco americano”, ressaltam.

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus