Sua saúde começa pela boca

O desenvolvimento técnico e científico da odontologia tem alcançado evolução impressionante nos últimos anos. Determinadas áreas relacionadas à odontologia estética ainda são as mais procuradas nos consultórios, pois estão ligadas diretamente a aparência e autoestima, porém um novo foco está sendo dado à área odontológica, devido a sua grande influência nas terapias e qualidade de vida dos pacientes.

 

A cavidade oral está intimamente ligada a todo o resto do corpo, pois bactérias presentes na boca têm livre acesso ao resto do organismo.
Cerca de 50% da população mundial é portadora da doença bucal chamada gengivite (sangramentos na gengiva) e que, se não tratada adequadamente, pode ser precursora de inflamações crônicas mais sérias: as periodontites, que podem causar amolecimento e inclusive perdas dos dentes. Além deste inconveniente, estudos nos mostram que se esta doença está presente, pode ter influência direta na saúde geral do indivíduo.

 

Pacientes diabéticos portadores de doenças gengivais, podem ter maior dificuldade no controle da glicemia; gestantes apresentando este quadro podem tem risco aumentado de partos prematuros e bebês de baixo peso. Pesquisas mostram também que doenças periodontais podem ser um fator de risco ao infarto do miocárdio.

 

As bactérias de origem bucal podem atingir cérebro, coração e pulmões. Quando atingem o coração podem causar a endocardite bacteriana, muito comentada nos dias de hoje. Esta inflamação no músculo cardíaco é de grande severidade e requer tratamento específico, podendo inclusive levar à morte. Outros focos bacterianos localizados na boca estão presentes nas cáries dentárias, em dentes que necessitam tratamento de canal e naqueles que necessitam ser extraídos.

 

Algumas recomendações são os cuidados com a saúde geral e higiene oral, visitas periódicas ao cirurgião dentista para que ele passar fazer adequada avaliação da condição bucal e diagnosticar os problemas que necessitam tratamento. A frase conhecida, “sua saúde começa pela boca”, está mais atual do que nunca e merece atenção especial.

Dr. Alessandro Coelho
Especialista e Mestre em Endodontia

 

Dra Milena Lisso Coelho
Especialista em Ortodontia e 
Ortopedia Funcional dos Maxilares

15 3272.1275
R. Cap. José Leme, 742
Centro - Itapetininga/SP

©2020 desenvolvido por Commark Comunicação e Marketing