Rolf Orsi: a história viva de Angatuba
Nascido em 22 de agosto de 1923 no município de Angatuba,
Rolf Nazareth Orsi é o nono filho do saudoso e conhecido
casal Giovanne Orsi e Fiorella Orsi, grandes comerciantes
e beneméritos cidadãos daquele município. O notável Rolf
é o irmão caçula de um grande cidadão que fez história em
Itapetininga, o saudoso Júlio Orsi. Além de ser cunhado da
memorável educadora humanitária Ernesta Xavier Rabelo Orsi
e da insigne e ainda ativa religiosa beneditina, Irmã Antonieta
Marques, de destacada e marcante atuação no município de
Itapetininga.
Com muitas histórias para contar, “Rorf” como é
carinhosamente conhecido, é hoje o cidadão mais ilustre e
mais conhecido de Angatuba, tendo participado de
diversos acontecimentos expressivos do município, onde
é classificado como “a história viva”. Dono de uma memória
invejável e de uma disposição invencível relata com precisão
e pormenores eventos importantes como as batalhas da
Revolução de 1932; a escavação petrolífera em Angatuba
na década de 1950; os avanços das linhas ferroviárias da Fepasa; as aventuras no trabalho com a primeira “jardineira” que fazia a linha Angatuba-Itapetininga; os trabalhos junto a família Coimbra; a chega do asfalto na rodovia Raposo Tavares e a amizade com notáveis políticos de grande destaque no país como Delfin Neto; Lucas Nogueira Garcez; Cyro Albuquerque e tantas outras personalidades consagradas.
Simples, humilde, alegre, generoso, cavalheiro, honesto e muito religioso “Rorf” é um homem de muita fé e ressalta sempre sua inabalável devoção a Deus e ao Divino Espírito Santo, relatando com alegria a inúmeras visitas de padres e bispos a sua residência para confraternizações o que lhe traz imensa alegria e o fazem sentir-se um ser humano abençoado e privilegiado.
“Para mim é uma honra e alegria receber um bispo e padres em minha casa, que vem sentar-se a mesa conosco. Eu e minha esposa (Cida) sempre nos alegrávamos com a chegada de visitas, sempre havia lugar para mais uma pessoa, fosse quem fosse (amigos, familiares, políticos, empregados) todos chegam e sentam-se a mesa conosco e graças a Deus sempre tivemos fartura, nunca nos faltou nada”, conta entusiasmado referindo-se a sua imensa alegria em receber visitas para as refeições e/ou para um bom bate papo.
Evidentemente encantado pelo convívio familiar e ainda apaixonado pela falecida esposa, Maria Aparecida Marques Orsi, a “Cida”, a quem descreve com muito amor e gratidão em todos os seus diálogos, o querido Rolf reside com sua única filha e seu genro, Maria Antonieta e “Bodinho”, e seu neto Giovanne, sendo constantemente paparicado por toda a família que o tem como um tesouro e grande referência.
Tendo completado seus 95 anos de idade, afirma que a receita para viver tanto esta resumida em três coisas simples: servir ao próximo com o coração e sem esperar nada em troca; não beber (bebidas alcoólicas) exageradamente e tomar banho na água gelada. Um grande sábio! Além das comemorações de seu aniversário, o grande Rolf tem mais uma comemoração particular a fazer, os 77 anos de sua carteira nacional de habilitação – CNH, algo inédito em toda a nossa região. Estando habilitado para dirigir até o ano de 2020, ocasião em que completará os 80 anos de sua CNH, Rolf desde já, sem dúvida, é motorista mais antigo de Angatuba em pleno exercício de seus direitos.
Registramos aqui nossas homenagens ao insigne Rolf Nazareth Orsi, homem do ontem e do hoje, que vem cativando gerações com seus ensinamentos e exemplos de humildade, de honestidade, de zelo à família e de doação, e que tem escrito na história da vida, versos que nem o tempo será capaz de apagar.
