Nossas crianças

e os livros

Esse mês dedicado às nossas crianças, (digo nossas porque todos somos responsáveis pela formação de nossa sociedade e é através das crianças que iniciamos o ciclo), não poderia deixar de dizer sobre a importância dos livros.
Presentear uma criança, de qualquer idade, com um livro é um incentivo, mas não significa que ela se tornará um amante da literatura. Jogou uma semente ao acaso e poderá ou não dar frutos. Nesse momento iremos contar apenas com o temperamento, personalidade, tendências da criança. Semear leitores é contar uma estória, fazê-la criar o interesse, instigar a curiosidade. Espalhar livros pela casa nos mais variados lugares. Ler junto, e ainda ler sozinho dando o exemplo que o livro lhe traz alegria. Afinal, a educação vem de nossos exemplos e o incentivo à leitura não é diferente.

 

Ah! Como é bom ler!
Foi assim que abracei os livros... Quando criança, uma descoberta a cada página! Juntando as letras, formando palavras, e pouco a pouco aprofundando o aprendizado. Já senti medo, por realmente 'entrar' na estória de suspense, e linha a linha, aventuras incríveis vivi. As informações trazidas pelos livros nos enriquecem maravilhosamente!


O hábito da leitura começa pelo assunto que você mais gosta, pois ela deve ser prazerosa. Os gibis, as figuras, vão formando um universo que o leitor se identifica. As crianças encontram fadas, princesas, super-herois. O que não nos é diferente. Identificamo-nos ou desejamos 'viver' aquela estória. Acabar com os vilões e quem sabe dar um final diferente onde o vilão só queria um carinho e atenção e verificar que ele não é tão ruim assim? Quem não tem medo do lobo mau? Os três porquinhos serão contados inúmeras vezes até que talvez mude a cor da casa de tijolos. As estórias são eternas, os livros na atualidade são motivadores: possuem sons, texturas, dimensões e a criatividade em contar a mesma estória de uma forma diferente vai longe.


Temos a consciência de que a sociedade somente será transformada através de pessoas informadas. Essa informação chama-se conhecimento. Esse conhecimento adquirimos através do raciocínio, vivência, ensinamentos recebidos através dos mais experientes, e esses fatores são traduzidos em estudo. A leitura nos fortalece o saber, desenvolve a critica, onde exercitamos o nosso filtro e os questionamentos dos porquês vão aflorando fazendo com que não sejamos enganados. A concentração, o raciocínio, a interpretação de texto: saber entender uma mensagem, até para quem não gosta de matemática (os números estão em nosso dia a dia!), a leitura nos ajuda, pois é através dela que conseguimos resolver os problemas, tanto de cálculos como relacionado às nossas vivências. A escrita e a conversação não poderiam ficar de fora entre os benéficos da leitura. Dizem que os grandes escritores são antes, grandes leitores. Mas se esse item não é seu objetivo, tenha a certeza que a leitura só tem a beneficiar. Ler aumenta nossa qualidade de vida, diminui o stress e a depressão, exercita a memorização, entre outros tantos benefícios que iremos descobrindo durante a leitura. Tudo está interligado sendo cíclico e necessário. (Esse pode ser um próximo assunto para conversarmos em uma outra ocasião).


Vivemos momentos de tecnologia em constante aceleração, mas não impede de incluirmos nesse universo a essência das obras registradas ao longo da história, onde são representados pelos nossos clássicos. Obras essas que transbordam de atualidade. Autores maravilhosos registraram as verdades que vivemos em nosso cotidiano. Registros esses que nos trazem um conhecimento vasto em todos os assuntos que desejarmos explorar. Só é preciso ser apresentado e estimulado na formação de nossos, que hoje são pequenos e amanhã estarão formando outros de acordo com o ensinamento que receberam, complementando a evolução.


Os livros oferecidos às crianças são o início de um novo caminho a ser percorrido, trazendo benefícios ao longo de sua caminhada e crescimento. O gosto pela leitura transforma a trajetória das pessoas. Crescem questionando, desejando o saber com conteúdo profundo. Alteram o universo que permeia o seu viver. A leitura influencia, e nós adultos somos responsáveis pela educação de nossas crianças, direcionando sua formação para que, em um futuro próximo, estejam administrando o nosso meio de uma maneira sadia e cada vez melhor.


Depois de tantas boas lembranças que os livros nos trazem, faço o convite para a participação de incentivo à leitura destinado às crianças, mas que nada impede de que os pais participem também. Acontece todo 3º sábado do mês, totalmente gratuito e aberto ao público em geral, às 10h na Biblioteca Municipal de Itapetininga – Rua Campos Sales, 175 – Centro. Essa ideia de nos reunirmos para ler um livro e dividirmos nossas impressões e interpretações, estimulando o respeito, paciência, amizade, entre outros bons costumes, iniciou na garagem de minha casa há quase dois anos, em razão de meu filho Artur, hoje com 10 anos, e denominada Roda da Leitura.

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus