Tratamento de canal, uma visão atual

por Dr. Alessandro Coelho

Vivemos em um mundo globalizado, num processo crescente de integração econômica, cultural e política. Associado a tudo isto, o desenvolvimento tecnológico e científico caminha a passos largos transformando a vida da sociedade. Na área da Saúde, notamos este crescimento que permite o aumento da expectativa de vida e bem-estar das pessoas.

 

Na área odontológica este desenvolvimento é evidente, permitindo que o profissional atualizado ofereça melhores opções de tratamento e soluções aos seus pacientes.
A Endodontia, ramo da Odontologia responsável pelos “tratamentos de canal”, tem se desenvolvido exponencialmente tanto na parte de materiais, quanto na parte técnica e tecnológica. 

 

Materiais mais compatíveis com o organismo são estudados e desenvolvidos com o intuito de oferecer melhores condições ao organismo de reparar as lesões oriundas do canal dentário. O advento do microscópio odontológico (figura 1), permite que o cirurgião dentista (endodontista) consiga ter uma visão ampliada da área em que trabalha, permitindo maior previsibilidade e melhores resultados nos tratamentos propostos. O desenvolvimento de limas flexíveis e pontas específicas de ultrassom odontológico (figura 2), permitem vencer anatomia de raízes, antes impossíveis de serem acessadas. As radiografias digitais (figura 3) e as tomografias permitem maior qualidade e definição das imagens auxiliares no planejamento e previsibilidade dos tratamentos de canal. Os localizadores apicais eletrônicos (figura 4), aparelhos que medem o comprimento dos dentes, estão sendo utilizados por um maior número de profissionais, permitindo melhores resultados nas terapias propostas. Os sistemas de documentação fotográfica acopladas ao microscópio (figura 3) e as câmeras intra-orais permitem um relacionamento mais próximo entre paciente e profissional, bem como condutas ideais a serem seguidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com todo esse avanço tecnológico, podemos afirmar que Itapetininga possui profissionais bem preparados e bem equipados. Este é o nosso propósito: oferecer o que há de mais avançado, para melhor atender nossos pacientes.

Dr. Alessandro Coelho
Especialista e Mestre em Endodontia
Dra. Milena Lisso Coelho
Especialista em Ortodontia e 
Ortopedia Funcional dos Maxilares

15 3272.1275

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus