E o calor no coração, como dizia a música; mas o que sentimos é o calor, queimando a pele... com os dias mais quentes é muito importante o uso correto do filtro solar, a busca da sombra e da hidratação.


Existem inúmeros filtros solares no mercado, de texturas diferentes, marcas e preços diferentes. A indicação dependerá do tipo de pele e sensorial de cada pessoa: filtros em gel, gel creme, toque seco ou oil control são indicações para pele mista-oleosas; filtros em creme ou loção são mais indicados para pele normal a seca; filtros solares em spray são mais indicados para braços, mãos, couro cabeludo; filtros infantis ou baby são mais brancos (físicos) e mais resistentes à água. Os filtros solares com cor de base são muito indicados, pois além do efeito cosmético de base, contêm concentração maior de óxido de ferro e protegem mais contra a luz visível, grande vilão contra o melasma (manchas marrons no rosto, que incomodam esteticamente).


A quantidade a ser aplicada também é importante. O padrão americano fala em 2 mg/ cm2 de pele, o que é uma quantidade razoável; dando a entender que subaplicamos o filtro solar. A reaplicação do filtro solar também é outro fator que merece atenção: deveríamos reaplicá-lo a cada saída da água ou a cada 1 a 2 horas, em situações de transpiração maior.
A busca da sombra implica em procurar evitar a exposição solar, principalmente nos horários de maior intensidade, das 10 às 15 horas principalmente.


Não podemos nos esquecer da hidratação; tomar água sempre (chás e sucos também são permitidos - álcool e café não hidratam), para hidratar os tecidos da pele e órgãos internos, 1,5 a 2 litros ao dia. Quando ocorre desequilíbrio, por excesso solar ou diarréicos, devemos recorrer ao uso do 'soro caseiro' ou hidratação endovenosa, conforme indicação médica.
Não esquecer das roupas com filtro solar, que oferecem proteção de 98% contra o sol, muito úteis em crianças e adultos com pele mais sensível, melasma, antecedentes de muitas pintas ou em tratamento dermatológico. Camisetas, viseiras, chapéus são os mais procurados, mas a lista se estende pra maiôs, saídas de praia, calças; todo tipo de peça de roupa.
Se apesar das dicas, surgirem dúvidas, #consulteseudermatologista antes de aproveitar o verão...


O lema da campanha #dezembrolaranja é se exponha, mas não se queime; fica nossa dica!

Vem chegando o verão

- Dr Kátia Takahashi

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus