Grupo de imprensa retoma seminário 

de jornalismo com José Abrão

O jornalista, empreendedor, professor e ex-político José Abrão palestrou a participantes do Grupo de Imprensa de Itapetininga no último dia 10 de setembro. O encontro ocorreu no Auditório da Rádio Super Difusora, estação dirigida pela filha de José Abrão, a Tuti. Abrão contou fatos relevantes de sua trajetória profissional, os desafios de empreender e trabalhar com comunicação, além da importância dos sentidos para tomar decisões acertadas.

          Abrão destacou o escritor e religioso Joseph Murphy (1898-1981) e suas obras. “Ele alerta que a pior coisa que pode nos acontecer ao jornalista é ficar presos à ideia de que nossa mente possui apenas cinco sentidos. Isso porque temos muito mais sentidos que não conhecemos. É como quando vemos uma nuvem escura que está chegando, não vemos a chuva, mas sentimos”, exemplificou.

Cerca de 20 profissionais da área jornalística, entre repórteres, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas assistiram à apresentação. “Se há algum objetivo prático no que trago a vocês hoje é permitir confiar nos seus sentidos. Se eu soubesse disso aos meus 20 anos com certeza teria acertado mais vezes”, concluiu.

 

O palestrante

José Abrão é radialista desde em 1958, quando aos 13 anos entrou na Rádio Auri-Verde de Bauru. Tornou-se jornalista em 1962, ao fazer parte da Equipe de Jovens Repórteres do Jornal Última Hora. Em seguida trabalhou na Rede Globo de São Paulo, de 1966 a 1970.

Também é publicitário, ingressando em 1970 na Publicidade Silvio Santos. Foi diretor comercial do Programa Silvio Santos. Fundador e vice-presidente do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) até 1982, quando mudou-se com a família para Itapetininga, com a aquisição da Rádio Difusora.

Em São Paulo, ainda foi vice-presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e TV de 1982 a 1986. Foi também diretor geral da TV Rio, de 1986 a 1989. Em 1990, fundou a SP Sul TV de Itapetininga, embrião de uma Geradora Regional aqui sediada, concedida ao vencedor pelo melhor lance: hoje TV TEM, afiliada Rede Globo.

          José Abrão é advogado, professor universitário e consultor das faculdades Paulista de Comunicação e Campos Salles. Participa também do Escritório D'Antino Associados em São Paulo que assessora Artistas e Emissoras de Televisão. Foi deputado federal de 1992 a 1994, tendo sido ainda Subsecretário de Comunicação Social, Secretário de Assuntos Federativos e Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário no governo Fernando Henrique Cardoso. É itapetiningano por honraria concedida pela Câmara Municipal de nossa Cidade.

©2018 desenvolvido por Gustavo Matheus